quinta-feira, abril 7

Pedras/Memória

A ponte romana de Vila Formosa, saíu de serviço ao fim de dois milénios a unir margens. Foram vinte séculos de história e histórias. 
Quantas gerações a cruzaram, lhe admiraram o traçado, ou simplesmente se serviram dela sem se espantar por tanta vida que a percorreu?
Eu não sou grande admirador de monumentos, não são as pedras que me seduzem.
É verdade que dava tudo para entrar na Máquina do tempo e ver "in loco" a construção. Mas pelo lado humano. 
Como viviam o operários construtores há dois mil anos?
Que capacidade tinham de especular sobre o futuro?

Eu tenho memórias de infância, mas ainda não estão suficientemente maduras.
Um dia vou voltar a este tema.

5 comentários:

  1. Que giro. Também eu vejo a ponte com vontade de olhar para trás, mas neste caso ver os meus pais novos, os meus avós e bisavós a atravessá-la. Como era a vida nesse tempo? Iam a pé ou de carroça? E para onde? Apanhar azeitona ou ceifar ou dar fardos? Iam descalços, com frio ou a cantar todos juntos? Cheirava a flores e fenos? Ouviam-se as rãs? O cansaço seria tanto que a bela paisagem ficava de lado ou por outro lado seria um alívio a tanto sacrifício e opressão? Como eram as mãos da minha mãe quando ela era nova e passava na ponte? ...

    ResponderEliminar
  2. Que giro...
    Sabes que a Cris diz que nós somos muito parecidos.
    Tem a mesma definição para os dois.

    ResponderEliminar
  3. Um texto muito belo, o do/a Zé...

    ResponderEliminar
  4. Os séculos passam. A história diz que regista. Mas nem todos os historiadores contam as histórias da realidade. Não são só os arcos da Ponte de Vila Formosa, desta nossa Pérola, que em tempos levaram excursões de universitários para apreciarem uma Via Romana que ligava este definhado rectângulo Português a Espanha. A nossa Ponte terá, com toda a certeza, muitas histórias para contar. E elas serão tão ou mais importantes do que a ligação a Espanha ou a via militar. Quem se sente com capacidade para nos contar as histórias que passaram pela nossa Pérola? E o futuro irá deixar cair no desleixo o que tanto custou a erguer, pedra sobre pedra, e, que faz parte da história das nossas vidas? Sim. Porque sem as nossas vidas nunca poderá haver história.
    Guardador de Pérolas

    ResponderEliminar
  5. Maria Gertrudes Caladoabril 08, 2011 5:09 da tarde

    Para quê comentários...?
    Estou encantada, com a foto e com tudo o que está dito!
    Gosto, por vezes de mansinho , não ficar à escuta mas apreciar e deliciar-me com estes bonitos comentários.
    Um abraço
    Maria

    ResponderEliminar