quarta-feira, abril 20

O Guardador de Rebanhos II

O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de, vez em quando olhando para trás…
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem…
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras…
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo…
Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender …
O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo…
Eu não tenho filosofia: tenho sentidos…
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar …
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar…

Alberto Caeiro

(A pedido e dedicado à Zé, a mulher mais intensa e harmoniosa que eu conheço)

7 comentários:

  1. È muito bom, alguém olhar sempre as coisas, como se as visse pela primeira vez.

    ResponderEliminar
  2. E para as pessoas também. Por muitos anos que passem gosto de olhar para "as minhas pessoas" como se as conhecesse naquele dia. Geralmente com o tempo as virtudes tendem a ficar camufladas e tornar-se banais. Gostamos das pessoas mas perdemos o fascínio. E é tão bom estar fascinada : ) É só parar um pouco e olhar..
    Bem mas isso é outra história.
    Seja como for lembrei-me agora que a primeira vez que ouvi Caeiro foi a minha irmã que me leu, quando ainda éramos miúdas. A noite ela lia em voz alta e eu adormecia mesmo não percebendo nada do que ela estava a dizer. Mas adorava a voz, a dicção dela. Adormecia em paz, nos meus lençois de menina, sem medo do mundo lá fora. Só nós as duas e os meus sonhos com casas brancas, fontes de água pura, e uma horta cheia de girassois.

    ResponderEliminar
  3. É por tudo isto que eu digo:

    - Tu és das pessoas mais bonitas que eu conheço.

    Se não amasse já, estava em risco, eheheh

    ResponderEliminar
  4. Que bom, saborear esta troca de saberes e sentires!
    Que bom conhecer, pessoas, cultas e sensíveis.
    Que bom poder aprender algo, quando se passa por aqui e ficar com vontade de logo voltar.
    Gosto, mas gosto mesmo.
    Beijinho para os dois primos.
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Vá lá Maria
    Tanta modéstia, fica-te mal.
    Tu escreves muito bem e sabes do que falas.

    ResponderEliminar
  6. Maria Gertudes Caladoabril 21, 2011 1:03 da tarde

    Meu amigo, não é modéstia, sei do que falo, por isso mesmo, sei distinguir, o trigo do joio.
    Humildade, não fica mal e modéstia a mais é presunção!
    Eu sou presunçosa... e sei do que falo, digo-o com a tal humildade que a ninguém fica mal.
    Quanto ao escrever... alguém me disse (e eu gostei, fiquei vaidosa)que eu "escrevia com o coração".
    È com o coração que escrevo e é com o coração que falo!
    E com todas as consequências, sem modéstia alguma, tenho muita Vaidade em assim ser!
    Um grande beijinho para ambos.
    Maria

    ResponderEliminar