domingo, abril 10

Ecos do Passado

Esta fotografia da Minha avó Maria Ferreira e do meu pai, tem bem mais de 40 anos. Aqui vos deixo a Certidão de Nascimento de minha avó, para apreciar a diferença entre o português estrito do princípio do século passado e o de hoje.
-//-
Aos vinte e oito dias do mez de Abril do anno de mil novecentos e um, na Egreja Parochial d’esta freguesia de São Martinho d’Aldeia da Matta, concelho do Crato, diocese de Portalegre, baptisei solennemente um individuo do sexo feminino a quem dei o nome de Maria, que nasceu em esta freguesia ás nove horas da noite do dia onze do corrente mez e anno, filha legitima e primeira do nome, de Luiz Ferreira, pastor, e Thereza Pereira Surrecio, naturaes, recebidos, parochianos e moradores na rua da Boavista d’esta freguesia, neta paterna de João Ferreira e Águeda Ritta e materna de João Surrecio e Balbina Pereira. Foram padrinhos Vicente Marques Moucho, casado, carpinteiro, d’esta Aldeia da Matta e Joaquim Manuel Agostinho, casado, jornaleiro, da freguesia de Margem, concelho de Gavião, d’este Bispado de Portalegre, que tocou a neophita com a coroa de Nossa Senhora da Conceição, os quais sei serem os próprios. E para constar, havei em duplicado este assento que lido e conferido perante os padrinhos, assignam só, por elles não saberem escrever.
Era ut supra.

Adeante vai collado um sello da  taxa de cem reais devidamente inutilisado.

O Parocho, Francisco da Piedade Paralta

4 comentários:

  1. É diferente mesmo a escrita...
    Mas surpreendi-me mesmo com os nomes citados...
    Observem o nome dos membro da minha família:
    Minha avó: Maria Ferreira
    Meu avô: Samuel Ferreira
    Meu pai: João Ferreira
    Meu tio: José Ferreira
    Minha sogra: Joaquina Ribeiro
    Meu sogro: Antonio Ribeiro

    Joaquim não é engraçado?

    Beijocas...

    Luciana Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Ahahah
    Vai ver, somos primos.
    Prima Luciana, soa bem.

    ResponderEliminar
  3. Primo Joaquim,

    Concordo...e já estou a considerar-te...rsrs...

    Beijocas...

    Luciana Ribeiro

    ResponderEliminar
  4. Este rapaz tem cá uma uma sorte, agora encontrou uma prima, mas de facto há coisas muito curiosas!
    Em relação à foto é tão valiosa como o documento, ambos com o seu valor!
    O teu Pai Tem ainda o mesmo ar, é uma força da Natureza como o filho!
    Beijinhos para os três.
    Tio António, Jaquim e Lu.
    Maria Gertrudes

    ResponderEliminar