quinta-feira, março 31

Hino ao mau gosto



O muro do quintal da ex-Casa do Povo foi construído, pelas minhas contas, em meados dos anos sessenta (60). Terá bem 46 ou 47 anos. Durante todos estes anos manteve-se em “su sítio”, a fazer aquilo para que foi construído.

Agora que ameaçava ruir, pedia o bom senso que fosse derrubado e reconstruído com novos materiais, mas respeitando a traça original.
A isso chama-se restaurar, preservar memórias.

Mas alguém optou pelo trabalho que as fotografias bem documentam e que eu acho horrível.

Apetecia-me fazer algumas perguntas:

Com o betão gasto não se reconstruía o muro como devia ser?
A Câmara aprovava este projecto a um particular?
Foi comprado o direito de ocupação do espaço das “sapatas” na propriedade vizinha?
Os proprietários não poderão vir a pedir uma indemnização á Junta?

PS: Mais uma vez, é só a minha opinião, que estou disposto a discutir com qualquer um. Com respeito e elevação.

9 comentários:

  1. Para já o meu pedido de desculpa por ir anónimo. Sou uma pessoa de paz e cedo percebi que às vezes é melhor não dizer o que penso, mesmo correndo o risco de ter boas idéias.
    Seda é a minha terra e gosto das pessoas de cá, mesmo com o seu jeito pouco condescentente e ar desconfiado a tudo o que sai da norma, seja ela boa ou má.
    Em relação a esta obra, também tenho algumas dúvidas, pois. Geralmente as contenções de muros ou paredes são feitas a título provisório, para mais tarde se poder recuperar o original (assim como aqueles prédios em que se faz a demolição do interior mantendo a fachada). Este foi a meu ver um típico trabalho de "força bruta e prega e racha". A câmara deu autorização a este projeto assim como está? De facto meu amigo posso responder-lhe que reconstruir o muro fica mais caro do que fazer isto. Mas este edifício merecia. É emblemático para todos nós, também filhos e netos. É importante essa questão das sapatas e da ocupação de terreno vizinho. Já agora as sapatas do lado da estrada não poderiam ter ficado debaixo de terra? Quem poder dar respostas agradecia. Ter um olhar escarecido faz toda a diferença. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Sempre te admirei, Joaquim, a ti, como um ser humano excepcional, à tua escrita, por ser tão lúcida.
    Agora admiro-te ainda mais (o que pensava não ser possível) pela cruzada de cidadania que empreendeste em defesa da terra que tanto amas, a tua Seda.
    E tu faze-lo sem medo. Como deve ser.

    ResponderEliminar
  3. O Crónicas tem desempenhado um papel importante em relação à melhorias...com sugestões...que podem ser aprovadas ou melhoradas pelas autoridades competentes...
    Seria bom...que este exemplo fosse seguido...por todos de Seda...
    Agora em relação a esta obra, cabe a um engenheiro competente analisar se é viável ou não...derrubar este muro...
    O mais difícil...é a idéia ser acatada, ou seja, o órgão competente enxergar a importância da restauração desta história tão linda...

    Parabéns mais uma vez...pelo amor que tens demonstrado por esta terra...

    Desejo que sejas um espelho...para mobilizar atitudes de reconstrução ou de construção...

    Beijocas...

    Luciana Ribeiro

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    Isto em Alter do chão, Alter Pedroso, Cunheira e Chança seria possível?

    Cmps
    José João

    ResponderEliminar
  5. Enquanto aí estive, há cerca de um mês, mais coisa menos coisa, vi essa "obra" em processo. Pareceu-me feio, eu que passei muitos Verões da minha infância e juventude em Seda.

    De facto a Casa do Povo merecia ser restaurada, não remendada

    Mas obras como estas estou eu farto de ver, soluções apressadas que empregam pouca gente e usam muito cimento e acabam sempre por encher os bolsos de amigos de amigos da gente que assina as autorizações e licensas para tais aberrações arquitectónicas.

    ResponderEliminar
  6. Mais um comentário !!!!!!!!!!!!!!!!!
    E que tal fazerem voces ?????
    Sempre a criticar o trabalho dos outros,e os que teem tudo !!! como o joaquim... Lar , bem estar , internet ,quem é que tem estas condições ? em que lar é que isto existe ???
    só mesmo Seda!!! se focem outros mandavam-no para um sitio proprio adequádo ao seu problema ,mesmo assim está sempre descontente !!! isto não é normal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

    ResponderEliminar
  7. Atualmente ...as pessoas só olham para o seu próprio umbigo...
    O que acha? Olhe ao seu redor, algo de bom...poderá acontecer... quando as pessoas, as empresas, as comunidades... se unirem para um objetivo maior... gerando sinergia. Isto soa como uma voz universal gritando: “Você não é uma ilha”.
    Digo mais...quem aqui não é normal é você, se fosse pelo menos teria nome.
    O Joaquim não está a pedir esmolas...só está a reivindicar o que é de direito de todos, isto é nobre...friso que ele não merece estas palavras injustas...

    Luciana Ribeiro

    ResponderEliminar
  8. Às vezes chego a pensar que certas obras em Seda foram ou são feitas segundo o principio da experimentação! Mas que depois do dinheiro gasto acabam por ficar. Onde está a sensibilidade da pessoa ou das pessoas que mandam fazer uma coisa destas!!? Isto parece irrealista! Não quero crer que as paredes fiquem como estão nas fotos, cheias de rachas e com algumas partes já caidas e que se dê o facto por consumado!!Mas o porquê de não terem reconstruido as paredes existentes!!? Quero deixar claro que nada de indole pessoal ou outro me move contra quem quer que seja.

    ResponderEliminar