sexta-feira, outubro 28

Ostensivamente


Continuo com um pouco de raiva do mundo. É quinta-feira, 13:00 horas e eu estou ainda um pouco ferido. Óptima hora para ajustar contas com ele, (o mundo que me rodeia). Quando solto todas as amarras e fico só eu e a minha consciência, sou capaz de buscar o bom e o mau que há em mim, sem pensar em pôr barreiras. E todos os valores que respeito por dever de convivência, ficam relativizados.
Este soneto foi escrito há muitos meses. Nunca o divulguei, p’ra não chocar, e só o dei a conhecer a alguns poucos amigos. Chegou agora a ocasião de o editar, ostensivamente, talvez mesmo como provocação às mentes menos abertas.
  
A Um Amor Ausente

Andava eu, destas coisas distraído
Sem cuidar, ter noção, saber sequer
Que lá no fim do mundo, uma mulher
Sonhava ter-me um dia por marido.

Após toda uma vida, triste e dura
De dias, meses, anos, só de dor
Descobrir ter direito a um amor
Um pedaço de querer e de ternura.

Sabemos não ser raro que aconteça,
O acaso nesta vida nunca pára,
P’ra quem por mera sorte, ou o mereça,

Suceder à noite escura a manhã clara.
Mas nunca me passou pela cabeça,
Descobrir ganhar um dia, o amor da Mára.

(Joaquim António Godinho)

9 comentários:

  1. Lindo, ou seja, perfeito !!!

    Se eu fosse a Mára,
    Sentiria-me lisonjeada...

    Só pediria para mudar o título para
    " A UM AMOR SEMPRE PRESENTE..."

    Parabéns ao casal...

    Beijocas...

    ResponderEliminar
  2. O Amor é daquelas coisas...pode ser o melhor da vida, mas quando tem fim...doi...mas como doi. O vosso Amor lindo, e eu gosto muito dos dois. Quando Deus quer tudo é possível. beijos.

    ResponderEliminar
  3. Nandinha, anima-te
    Nós gostamo-nos muito

    Mesmo quando pegas na vela

    ResponderEliminar
  4. O soneto é lindo, claro. Porém, prefiro deter-me no conjunto que escreveste, constituído por duas partes distintas, aparentemente contraditórias. Ou talvez não. Aliás, atrever-me-ei a afirmar que as duas partes se associam: o soneto, a causa; a prosa o efeito.

    E, com a preocupação de não provocares as mentes menos abertas, preferiste o caminho suave e romântico de
    "No tesouro que me és, se eu te chamasse “meu tesouro”
    Sem desdouro de estilo, oh Marga,
    Nesta angústia sem ti. que estás lá fora.
    Ausência dura. poesia tola e amarga".

    Pois, caso a provocação fosse teu intuito, o caminho teria sido
    "Um par abraça-se e tinge
    De beijos a minha fome
    De Marga, que me consome..."

    Meu querido Joaquim (e perdoa-me a 'provocação') para quando um "Caderno de Caligraphia e outros Poemas a ......Mára"?

    ResponderEliminar
  5. Sim, Eros
    O soneto é a causa, até por estar no baú dos medos, há muito tempo.
    A prosa foi escrita na hora, como gosto, sem rede.
    E veio de dentro, com alguma emoção á mistura.

    E nunca seria tão provocador como Vitorino Nemésio, nem a Mara é Marga.

    Eu tenho alguma pena das mentes menos abertas, e neste momento não me sinto provocador.
    Munto menos educador de massas cinzentas. (demasiado para o meu gosto)

    ResponderEliminar
  6. Aqui eu devo concordar com a Lú, meu J.A., não aceito vc dizer um amor ausente, uma vez que, estou sempre presente.
    e para provar isto, deixo aqui o meu beijo para você, e o meu muito obrigada à Deus por ter criado vc pra mim.

    Bjus!

    Mára

    ResponderEliminar
  7. Confesso que o comentário de Eros, deixou-me perturbada em relação aos nomes do casal...
    Resolvi, pesquisar e achei que seria interessante compartilhar...
    O teu nome Joaquim diz muito de você...achei teu retrato...
    ORIGEM DO NOME JOAQUIM
    Qual a origem do nome Joaquim: BÍBLICO

    SIGNIFICADO DE JOAQUIM
    Qual o significado do nome Joaquim:
    "POSSUI ELEVAÇÃO".
    NOME DADOS A DOIS REIS DE JUDÁ, TAMBÉM DO PROGENITOR DA VIRGEM MARIA E DO MARIDO DE SUSANA.

    SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME JOAQUIM - ANALISE DA PRIMEIRA LETRA DO NOME: J
    Gosta de manter-se de igual para igual com qualquer pessoa numa disputa. Não se sente nem busca ser melhor nem pior que ninguém, é uma pessoa de mente aberta. Não gosta de ficar parado, pois tem grande agilidade mental e física. Gosta de passar seu tempo lendo e adora estudar, não deixa passar uma oportunidade de viajar. É daqueles que possui uma paixão invejavel pela vida. Não tem muita diplomacia na hora de dizer certas verdades, julgar ou criticar, costuma fazer isso à queima roupa.

    ORIGEM DO NOME MARA
    Qual a origem do nome Mara: HEBRAICO

    SIGNIFICADO DE MARA
    Qual o significado do nome Mara: SEVERA, RÍSPIDA.

    SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME MARA - ANALISE DA PRIMEIRA LETRA DO NOME: M
    Muito ligado a familia, e emotivo costuma exagerar nos seus cuidados e corre o risco de sufocar as pessoas que ama sendo assim. Tem muita energia e por isso deve sempre manter-se ocupado com alguma coisa. Nos relacionamentos amorosos ou mesmo de amizade, quando se magoa, procura se recolher para dentro de si mesmo e só sai quando recebe um pedido de perdão. Um bom conselho seria aprender a controlar seu temperamento e deixar as pessoas que ama mais na delas.

    Espero que gostem...

    Beijocas ao casal...

    ResponderEliminar