segunda-feira, outubro 10

O Que Há Por Vir?

Essa é uma pergunta que me dilacera a alma, me assusta.
Porque eu só tenho medo do que desconheço, pavor mesmo.
Então habituei-me a não fazer perguntas de gente ajuizada.
O meu navio vai á bolina, empurrado por ventos de ocasião.

Não uso sextante ou astrolábio, confio-me aos ditames da minha sina.
Quando tenho alguma curiosidade, faço o usual nos velhos mareantes.
Subo até á cesta da gávea e estico o meu olhar no horizonte.
Se não avisto uma borrasca próxima, desço numa felicidade de assobio.

A minha vida é encolher-me na vaga, até que a próxima onda me galgue.
Não sou favorito dos deuses e devo ter sido desfavorecido por Eólo.
Neptuno sempre me ofereceu na vida, mares ferozes e encapelados.
Que eu fui vencendo á custa de guinadas de velame e golpes de leme.

Quem entrar no meu veleiro, tem que estar preparado para tempestades.
Tem que abotoar o colete salva-vidas e ser duro de estômago.
Porque a minha carreira é sempre entre o tudo e o nada.
Eu navego entre o Céu e o Inferno.

4 comentários:

  1. (2ª via)Quer dizer, vou publicar pela 2ª vez.
    À ganda "marinheiro"
    Assim gosto.

    ResponderEliminar
  2. "Não sejas como...
    uma onda que tudo destrói...
    mas seja como uma pedra...
    que tudo suporta...
    e ainda...
    dá segurança "

    Jhessyanne

    ResponderEliminar
  3. Adoro este seu poema Joaquim... Eu às vezes também "navego entre o céu e o inferno"!!!

    Muito bom!

    Ana Maia

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Ana
    É bom ter uma oponião abalizada.

    ResponderEliminar