sábado, setembro 17

Palavras Duras

Voltemos ao meu constante fetiche; as palavras.
Tenho um amor profundo por elas, gosto dos autores que as recriam, lhes dão asas, formando conceitos novos, improváveis significados. Adoro palavras que ganham a cara de quem as usa, o que só acontece aos eleitos.
Eu tenho três palavras de que gosto muito, me acompanham sempre; Liberdade, Solidariedade e Reciprocidade.

Liberdade é tudo. Não uma qualquer liberdade, a de pensamento, que não contende com a de ninguém. Eu penso na maior liberdade, só me limita a imaginação. Por isso gosto escrever loucuras, umas não tenho vergonha de as mostrar, outras escondo-as para não interferir com a liberdade alheia. Porque há quem se incomode com o pensar alheio, por falta de amplitude.

Solidariedade é o mais nobre dos deveres. Deve ser exercida com respeito, para não ser confundida com caridade. A caridade vem de cima e não respeita quem a aceita e envilece quem a faz. A solidariedade é sempre uma troca entre iguais, onde todos ganham. Todo o homem inteligente é um ser solidário.

A reciprocidade, é-me muito cara. Por contingências da vida, vivi muitos dos meus anos sem a conhecer, num mundo de sentido único, não sabia o que era receber, só tinha hábitos de dar. Um dia, percebi que não havia só vias estreitas nos meus caminhos, também eu podia circular em auto-estradas, com uma faixa de retorno. Desde esse conhecimento, até a liberdade e a solidariedade ganharam novos valores e eu só aceito uma troca justa. Dar o mesmo que recebo.

Há dias tive a ousadia de inventar uma palavra e dei-a de presente como se fosse uma flor e ficou a pertencer só a duas pessoas. É mais importante porque pertence a menos gente e só nós a podemos usar.

1 comentário:

  1. Identifico-me muito com as palavras em evidência, mas a que eu mais gosto...
    É a palavra "AMOR", sem essa palavra não há liberdade, solidariedade, reciprocidade, fé...
    Todas as palavras...pensamentos...sentimentos...
    Só se faz valer com " AMOR"
    Mas com amor, confesso que fiquei com ciúmes das duas pessoas que conhecem a palavra que inventastes e as deu como se fosse uma flor com amor...rsrs...

    ResponderEliminar