quinta-feira, agosto 12

Novas Oportunidades

Globalização I

Globalização, ou mundialização, é o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está cada vez mais pequeno.

Todos se conhecem, vestem as mesmas roupas, compradas em loja iguais (a preços semelhantes), bebem as mesmas bebidas, vêm os mesmos programas de televisão, sabem as mesmas notícias, á mesma hora, deslocam-se nos mesmos automóveis, nada hoje, (ou quase nada) é restrito a um país.

No século XVI, Portugal lançou as bases da globalização. Foi o primeiro Império Global. Nunca antes um país se tinha estendido pelos cinco continentes. As Carreiras da India, (Barco Negro), faziam que Lisboa tivesse á venda produtos do mundo inteiro. Além dos produtos europeus, podia comprar-se; escravos da Guiné, prata do Uruguai e Argentina, madeiras raras do Brasil, ouro do Cabo, seda e especiarias do Oriente. E havia muitos animais exóticos nunca vistos na Europa. Saramago conta n´A Viagem do Elefante, o espanto do povos europeus á passagem do elefante oferecido ao Arquiduque de Áustria. Sem imaginar, estavam a assistir ao inicio do que veio a ser a “aldeia global”.

(continua)

5 comentários:

  1. Não concordo com esta coisa da globalização, deixamos de ser individuos, passamos a ser clones. As pessoas esquecem-se de si, da sua cultura, deixam de viver as suas vidas para viver a vida dos seus vizinhos, tudo isto faz parte de um mundo de há muito materialista, mas onde hoje se revela um consumismo "glutão", não se pode ver nada que se quer. A globalização é boa politica para os ricos que daí criam ainda mais riqueza, e os tolinhos compram. Nada de bom advém daí, apenas um rodopio de comércio onde as vaidades do povo se manifestam de maneira exacerbada quase homicida.

    ResponderEliminar
  2. Em parte estou de acordo, como pode ver na parte II, a Globalzação concentra os capitais e dissemina a pobreza.
    Quanto á cultura estou em desacordo, a nossa cultura fica sempre, e ganha com novos saberes.

    ResponderEliminar
  3. Do ponto de vista económico, a globalização é a normalização da pobreza. Do ponto de vista cultural é a uniformização do planeta terra. Também antes das descobertas o mundo conhecido era pequeno, depois ficou maior. Desta vez provavelmente também será sssim. Ainda diremso orgulhoso: - eu sou do Planeta Terra!

    ResponderEliminar
  4. Isto dava água pelas barbas...não tio Mello não concordo consigo, a cultura não fica, vai desaparecendo, a juventude portuguesa está a ficar "americanizada" e para ajudar mais á festa o nosso governo quer implementar um sistema educativo americano, quer criar portugueses estúpidos, burros, isto é só um exemplo, depois vem a fast food, os programas de tv todos copiados de formatos estrangeiros (americanos), enfim n exemplos que lhe podia dar, não acho bom, nada bom. Com isto não quero dizer que tenha uma mente fechada, entenda-se, simplesmente somos portugueses, deviamos inovar, ter ideias próprias e não copiar, globalizar, nós já somos todos do Planeta Terra, mas somos portugueses acima de tudo.

    ResponderEliminar
  5. Como te prometi, caro amigo, cá estou eu a mandar uma "boca".
    Tal como disse o anónimo acima, seremos do Planeta Terra sim, mas também seremos do País Portugal, assim como da Cidade tal, e seremos a Pessoa tal. Globalização, só enquanto preservamos a nossa identidade. ZDE

    ResponderEliminar