domingo, maio 11

MEMÓRIAS II



Tinha 14 anos a 25 de Abril de 74 e não sabia nada de política, nem nunca me tinha apercebido desse tema. Interessei-me, gosto se saber tudo o que se passa à minha volta, o meu espírito curioso não consente a ignorância.
Em 74 e 75, fiz um curso intensivo de política, formei as ideias que tenho hoje, sem grandes mudanças. Era óbvio o que seria, dado o lugar de onde vinha, mas acredito que mesmo que tivesse outra origem, seria o mesmo, um democrata. Nunca me filiei em nenhum partido, nem usei nada na lapela. Se fosse votar hoje, para a Junta votaria CDU, para a Câmara PSD e para a Assembleia talvez PS, (o mal menor).
Mas não tenho dúvidas que sou livre-pensador, desalinhado de esquerda e ateu, desde há muito tempo. Durante a minha vida, tirei do vi, li e pensei, algum sentido místico, onde arrumo tudo o que não entendo.
Na democracia, percebi que a popular não vinga, porque todos querem enriquecer, a de mercado, ou capitalista, tende a concentrar a riqueza, com a inflação de pobres, caídos da classe média. Mas não sei o caminho a seguir, a minha ideia da pirâmide invertida, não passa disso, de ideia. Para ser ideologia, precisava de ser teorizada.
Terá alguma coisa a ver com anarquismo? Sinceramente, não sei.






Sem comentários:

Enviar um comentário