sexta-feira, maio 9

HISTÓRIA REAL



Sabem que gosto de histórias, algumas verdadeiras que eu invento, outras reais como esta, que estou positivamente careca de ouvir, (é próprio dos velhos, o repetir-se).
Ocorreu, a julgar pelas memórias de alguém com 88 anos, por volta de 1968, quando se começou na província a falar em Descontos para a Caixa, para uma futura reforma que por aqui, só os escolhidos tinham.
O meu pai estava com 42 anos, na força da vida e achou bem começar a pensar no futuro, descontando. Assim que teve oportunidade, falou com o patrão e disse-lhe que queria descontar. O latifundiário não achou muita graça, era mais uma despesa que até aí só tinha com criados fiéis, nunca lhe passou pela cabeça tê-la com um simples vaqueiro. Mas percebeu que o meu pai estava determinado e que se não anuísse ficava sem um empregado de qualidade, aceitou.
- Está bem, patrão. E o meu pai, não pode também começar a descontar?
- Estás a pedir de mais. Para ti, estamos de acordo, mas o teu pai já está muito velho, não me dá rendimento para mais essa despesa. Se quiser, pode despedir-se.
- Mas patrão, “Fulano de tal” é da idade do meu pai e ainda ontem me disse que o senhor lhe fazia os descontos.
- É verdade, mas “Fulano de tal” trabalha de noite e de dia, é como um cão que tenho ao meu serviço.
Tinha razão, era mesmo como um cão que o serviu toda a vida, mas o meu avô também sempre o serviu por um salário de miséria. A única diferença, era que o meu avô não abanava o rabo à chegada do patrão.

Sem comentários:

Enviar um comentário