sábado, junho 18

Observatório da Natureza (Grifos)

De entre as três espécies de abutres que se podem ver em Portugal, o grifo é a espécie mais comum, podendo ser observada durante todo o ano. Esta ave quase desapareceu dos nossos campos, mas felizmente, e devido em grande parte à acção de reintrodução da espécie em campo vizinho espanhol, voltou a aumentar de número. Com 2 a 3 metros de envergadura, possui hábitos necrófagos, ou seja alimenta-se exclusivamente de cadáveres de animais que morreram de doença, velhice, ou acidente. No entanto normas vindas da UE vieram proibir o abandono de animais mortos no campo especialmente a seguir à crise das vacas loucas, pelo que o abutre sofreu uma diminuição de alimento disponível.
Ao ver um bando destas aves poder-se-ia utilizar a expressão "á volta á volta que cheira a carne morta", que de certa forma reflecte o importante papel dos abutres na limpeza dos campos.
Tudo nestas aves está concebido para comer animais mortos. Este fim de semana que passou tive a oportunidade de contactar vários especialistas na matéria que me confirmaram que um grifo a caçar seria o mesmo que um tractor numa pista de corrida de automóveis, pelo que abutres a tentar apanhar um pinto, ainda se aceitaria, agora a atacar ovelhas, como muitas vezes se ouve falar nos cafés...

(o observador)

7 comentários:

  1. Gostei muito do texto


    José Calado

    ResponderEliminar
  2. A foto é de José Borges e ele estava lá comigo, no sítio onde estas belas aves nidificam.

    ResponderEliminar
  3. Olha que bom!
    Mais um colaborador da casa.
    Os meus agradecimentos.

    ResponderEliminar
  4. Saudações positivas a todos!

    Ao ler este observatório lembrei-me de uma espécie de peixe que habita pela ribeira. São os "Talibã". Para além deste peculiar nome e que picam em tudo o que se mexe :-D, pouco ou nada sei sobre a sua origem/habitos/etc. Fazer uma busca no google ou outro motor de busca é para esquecer. Venho então pedir ajuda sobre esta questão. Se já existe um post sobre este assunto peço desculpa pela minha falta de atenção.

    ResponderEliminar
  5. Interessante. Muitas vezes ao introduzirem-se novas espécies, algumas delas são "nunca vistas" pelas pessoas que vivem no local e até têm conhecimento na matéria, como são os nossos pais e avós ou até nós e os nossos amigos que se dedicam e gostam da pesca. Não sei se é o caso mas vou tomar em conta esta questão. A primeira coisa a fazer é ver com os próprios olhos essa espécie de peixe. Aliás será um prazer ir até à nossa querida ribeira. A partir daí questionar a legitimidade do nome "talibã" e seguir a pesquisa de acordo com as características morfológicas da espécie.
    Obrigado Sérgio. Já sei que foste á pesca um dia destes eh eh eh. Aguarda notícias.

    ResponderEliminar
  6. Quem aguarda notícias sou eu.
    Quem sabe o Sergio se torna um novo colaborador...

    ResponderEliminar
  7. Estive a ver na net. Adorei a pergunta. Não tenho a certeza mas acho que o peixinho em questão se chama Alburno e foi introduzido em Portugal para servir de comida ao Achigã. Está é a tornar-se praga, mas os artigos na net sobre isso são contraditórios. Uns acham muito bem a introdução, outros acham que é um atentado ao equilibrio ecológico e ás espécies póprias do nosso habitat. Beijos aos dois primos

    ResponderEliminar