segunda-feira, junho 13

Efemeride

Fernando Pessoa nasceu fez hoje cento e vinte e três (123) anos.

"A superioridade do sonhador consiste em que sonhar é muito mais prático que viver, e em que o sonhador extrai da vida um prazer muito mais vasto e muito mais variado do que o homem de acção. Em melhores e mais directas palavras, o sonhador é que é o homem de acção."

(Fernando Pessoa)

Leio, releio e a sensação é sempre a mesma: fico arrepiado com tanta profundidade. Tanto rever-me em cada frase, cada palavra. Uma certeza insana de que tudo foi escrito para mim. Talvez seja isso que caracteriza a escrita genial, que cada um se reveja no que o autor escreveu só para si, porque ele tinha tantos “eus” que não precisava escrever para mais ninguém.
Este texto deixa-me um sentir incómodo, a minha superioridade? Eu sempre “invejei” o homem de acção, o sonhador para mim era o passivo, o que ficava de fora, só via os outros “brincar”. Agora toco-me precisamente do contrário, eu sou o homem de acção.
Ao fazer uma retrospectiva do que ultimamente me tem acontecido, concluo que para me conhecer, preciso ler-me em Pessoa.

2 comentários:

  1. "Sonhar é muito mais prático que viver"...
    Quando digo que invento mundos na minha insignificância e pequenez, olham-me de lado e ninguém consegue imaginar o quanto longe eu vou, o quanto bonita é a minha terra, e o quanto eu sou importante nela...

    ResponderEliminar
  2. “Sonhar é muito mais rico do que viver. Porque para viver basta estar, ao passo que para se sonhar tem que se ser”

    Haja quem desenvolva...

    ResponderEliminar