segunda-feira, junho 27

Aniversário

27-06-1959 / 27-06-2011
Serão mais ou menos 18.623 os dias da minha vida. Há um ano, tê-los-ia achado demais, hoje considero-os justos e estou mesmo apostado em prolonga-los.
Não é meu hábito falar muito das pessoas que se foram, mormente das mais queridas. Foi sempre um sentido de reserva que aos poucos estou a ultrapassar.
Uma das pessoas que mais me marcou e de quem raramente falo, foi minha avó materna, Maria Joaquina. Não sabia ler nem escrever, mas todas as minhas histórias e até o jeito de conta-las, bebi-o nela. Trinta e três anos após a sua morte, continua a ser a minha principal fonte de inspiração.
Segundo mais uma das suas histórias, meu irmão ter-me-á anunciado a meu pai com um; “pai, já lá temos um ganhão”. Tempos em que a vida de um miúdo pobre de oito anos só tinha duas saídas; moleque ou ganhão.
Minha avó e parteira, passou alguns dias e noites á espera que eu “atasse as botas”, mas a minha teimosia venceu. Vinguei, a duras penas, e por cá continuo.
Em jovem deram-me dezassete ou dezoito anos como esperança de vida. Acabo de fazer cinquenta e dois e não me acho á beira do fim.
Estou mesmo plenamente convencido de que sou imortal, pelo menos até prova em contrário.

9 comentários:

  1. Parabéns grande amigo!
    Continua assim teimoso por muitos anos.
    Beijinhos
    Teresa Santos

    ResponderEliminar
  2. Beijooooooooooooooooooooooooooooos milllllllllll

    ResponderEliminar
  3. Vim cá de propósito dar-te um abraço de parabéns!!

    A vida tem mais sentido e beleza com a tua presença.

    Por isso digo: longa vida ao nosso amigo Joaquim António!!

    António

    ResponderEliminar
  4. Um grande abraço e beijinhos aqui de toda a família Bernardino.

    Muitos mais anos de felicidade e continua com essa força inspiradora.

    PAZ!

    ResponderEliminar
  5. Uma das coisas que mais admiro em você, é a sua persistência, garra, luta e determinação. E quando você diz que é imortal eu endosso, e você sabe o porquê... Sem contar que você é uma tatuagem no meu coração. Apague as tristezas do passado, viva bem o momento presente, solenemente e sem pressa, afinal hoje como todos sabem, é um dia que nunca existiu... Parabéns! Parabéns!
    Felicidades para você amor...
    Mil beijos pra vc....
    Mára!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado a todos pelas palavras.
    Zé, minha priminha, gosto muito de ti.
    E a ti Mára, não tenho palavras.

    ResponderEliminar
  7. Meu grande e inesquecível amigão !!!
    Hoje você está comemorando
    Mais uma etapa em sua vida.
    E isto me deixa muito feliz...
    Um amigo com quem sempre pude contar...
    Que sempre tem uma palavra de ânimo para dar...
    Que eu amo... como a um irmão...
    Neste dia tão especial !
    Em que Deus lhe trouxe ao mundo,
    Gostaria simplesmente de expressar...
    O quanto me fazes feliz...
    E agradecer...todo seu carinho ...
    Desejar que toda a sua vida seja repleta de felicidade...
    Que o Pai lhe conceda saúde e força...
    Porque sempre encontramos obstáculos no caminho...
    Seja muito feliz todos os dias de sua vida!!!

    Sucesso sempre...

    Parabéns!!!

    Beijocas...

    LUCIANA RIBEIRO

    ResponderEliminar
  8. Parabéns amigo. Peço desculpa por não ter enviado há mais tempo. Que conte muitos mais anos, com a força e a persistência que tem demonstrado até aqui. Um abraço.
    José Calado

    ResponderEliminar
  9. Maria Gertrudes Caladojunho 29, 2011 3:42 da tarde

    Que dizer meu amigo!?
    Certamente Parabéns, Felicidades, um Abraço,etc. etc.
    A tua página no facebook,esteve repleta de palavras lindas de amizade e eu, gostei, gostei muito.
    Teria eu, muito que dizer-te, não só neste dia, como em todos os outros desde que te reencontrei(fruto de um mero e feliz incidente).
    mas tenho de deixar aqui registado, o meu apreço, a minha gratidão, o carinho e admiração que sinto para contigo.
    O meu muito obrigada, por me teres incentivado a "navegar e assim, poder estar hoje aqui.
    Os amigos que trouxeste contigo, as tuas palavras de "força",quando és tu "Uma Grande Força da Natureza".
    Obrigada amigo.
    Espero poder contar contigo, muitos anos ainda, para rir, chorar,"descambar", brincar sem magoar alguém, apenas...palavras soltas, mas reconfortantes!
    Obrigada por existires!
    Maria Gertrudes

    ResponderEliminar