sábado, março 24

in Luar dos Dias

À procura de mim

Hoje é domingo e eu estou confuso por demais. Não sei de todo quem sou.
De todos os quatro; Mello, Joaquim, Carrapato e Felizardo, quem é o “eu”? Quem de entre os quatro criou quem? Quem foi criado? Por quem?

O Felizardo não é definitivamente um criador. É pouco mais que uma anedota, nasceu certamente numa sexta-feira treze e deu isto. Parece ser aquele filho que rouba para drogas, que envergonha o pai. Anda por aí, porque não se pode matar um filho, é anti-natural. E é impossível “descria-lo”, enquanto não se identificar o autor de tal desvario. Está fora de hipótese, arruma-se.

O Mello é esperto, pode ser ele? Assina um blogue, mas parece ter mais “pose” que conteúdo. Muito daquilo de que ele se ufana, é escrito pelo Joaquim e pelo Carrapato. Só com uma grande doze de boa vontade o imaginaria a criar personagens, principalmente estas duas últimas que claramente lhe são superiores. Descartá-lo-ia como criador. Mas será criatura de quem?
 
O Joaquim já é uma hipótese mais viável. Não me admiraria se fosse o criador do Mello, parece ter-lhe emprestado características; ateu, livre-pensador, desalinhado de esquerda, e talvez sem querer, um pouco de vaidade e convencimento. Também me parece possível que num momento de saudável loucura tenha criado alguém tão estapafúrdio como o Felizardo. Já me causa espécie, ver o Joaquim como criador do Carrapato. É demasiado convencido para deixar viver alguém capaz de lhe fazer sombra.

O Carrapato é de todos o mais consistente. Homem de uma enorme sensatez, apaixonado, tem contra si a falta de cultura livresca para criar o Mello e o Joaquim. Não fora isso, eu apostaria todas as fichas nele. Mas é demasiado sensato para a “aventura” chamada Felizardo. Fora isso, seria o criador mais provável. A melhor aposta.

Face ao exposto e pesando os prós e os contras, inclino-me para a hipótese de criador ser o Joaquim. Ele tem um grande motivo. Face à sua circunstância, criou os outros e deu-lhes asas, pô-los a voar. Mas, sendo assim, cometeu um erro, que não parece possível nele. Esmerou-se demais no Carrapato. Corre o risco de a Criatura superar o Criador e ainda ter desgostos.

Será mesmo assim? Não sei. Sei que estou preso num labirinto de suposições e perguntas. Apetece-me pedir a alguém que agarre na ponta dum fio e me venha libertar. Mas libertar quem, se eu não sei quem sou…?

(especulações de uma noite de insónia)

3 comentários:

  1. NÃO VISUALIZO NADA NESTA PUBLICAÇÃO...

    NÃO ENTENDI...

    LUCIANA RIBEIRO

    ResponderEliminar
  2. Eu sei quem tu és.

    Presta atenção de uma vez por todas...

    Você é com todas as letras:

    J O A Q U I M.

    Liberta-te de...

    Teus personagens: Mello, Carrapato e Felizardo não é você, na vida R E A L.

    Infelizmente ontem dia 23/03/2012 (sexta-feira), perdemos um grande artista humorista aqui no Brasil, ele tinha mais de 200 personagens: homem, mulher, moço, negro, branco, esperto, inocente , etc e tal...
    Já pensou "CHICO ANÍSIO", com uma noite de insônia a procurar entre personagens mulheres, homossexuais, negro, malandro, branco, idoso...quem realmente ele era...CHICO ANÍSIO era também escritor, ator...além de dar oportunidade de trabalho para vários artistas veteranos esquecidos pela mídia, lançava outros que a mídia não enxergava talento...
    Meu querido, tens muito a fazer ainda por todos que te conhece e te admira...e olha que é uma gama muito grande de pessoas...

    DURMA BEM, DESCANSE, RELAXE TODAS AS NOITES...DURMA COMO UM REI...PARA NÃO FICAR COM SONO DURANTE O DIA,
    POIS PRECISAMOS DO JOAQUIM E DE MAIS OUTRAS CRIAÇÕES...
    QUE VÃO SURGIR POR CONSEQUÊNCIA DE SEUS VÁRIOS E GRANDES TALENTOS...

    Hoje não é Domingo.
    Hoje é Sábado.

    Meus cumprimentos sinceros...

    LUCIANA RIBEIRO ^-^

    ResponderEliminar