segunda-feira, março 12

Busca interior


Há dias em que me apetece desabafar para uma folha de papel, hoje é um deles. Procuro-me primeiro á minha volta, depois nos outros mas só me encontro mesmo quando a busca é interior.
Primeiro custava-me, sentia pudor, um género de vergonha de mim, dos meus pensamentos e sentires.
Depois fui-me tornando mais afoito nos meus próprios caminhos, ganhei prática de me devassar e me entender.
Hoje facilmente entro na minha cabeça e me esquadrinho, perdi o receio do que vivi, talvez por ser passado e nunca o ter esquecido.
Sei que “existo logo penso”, Voltaire estava enganado, o pensamento deriva do facto de se existir, não o contrário.
Entro no labirinto da minha cabeça, percorro corredores cheios de portas, só abrindo sei o que lá está.

Abro esta e vejo o quadro.
“Largo da Casa do Povo cheio de lama e poças de água, o amigo Lai e o meu triciclo de quadro de madeira e almofada de flores. Bons tempos, eu era inocente e feliz. Afinal, pelo ano de 62, eu era dos poucos miúdos da terra proprietário de um veículo e que bonito que ele era”
Passo a frente abro outra.
“Vejo o meu avô Chico Malarranha sentado no portão do Arreda, como sempre. Braços e pernas longas e descarnadas, barba grande num rosto magro e o eterno cordel a fazer de cinto. Um quadro que me reconforta, memória duma vida difícil que um dia vou contar, se tiver tempo e estofo para desfiar emoções. É uma vida demasiado triste, para ser contada de ânimo leve”
Esta é mais complicada ainda.
“Está escuro, não acendo a luz porque sei o que vou ver. Sou eu, rodeado de noite e solidão. Outro quadro a ser contado; talvez um dia me aventure a entrar nas minhas catacumbas”.

Agora é tempo de sair, voltar ao meu possível hoje. Quem sabe um dia eu me sita com capacidade para entrar em cada porta, sentar-me á beira das memórias e dar-lhes vida, contando-as detalhadamente…

3 comentários:

  1. Li-te, deliciada e atenta e apeteceu-me dar-te um beijo.
    Porque gosto de ti e..
    porque sim

    ResponderEliminar
  2. Querer é poder.
    Acabei de recebê-lo bem na bochecha.

    Que delícia.

    ResponderEliminar
  3. •*´¯`❀ ✿ ✿❀¸¸¸.•*´¯`❀ ✿ ✿
    Aconchego-te ao peito
    (é religioso este amor)

    •*´¯`❀ ✿ ✿❀¸¸¸.•*´¯`❀ ✿ ✿ —

    ResponderEliminar