terça-feira, maio 3

Reposição

Os Lobos Grandes
O meu bisavô Zé Ratinho era um homem pequeno de estatura, uma característica de que ele parecia não gostar muito. Então compensava esse aborrecido “handicap”, com um carácter destemido e uma imaginação muito fértil. Sempre que se aventurava pelos campos de noite, trazia histórias arrepiantes para contar de lutas com lobos ferozes e descomunais. Ao ponto se dizer que “fazia os lobos grandes”.
Um dia em que precisou de ir a Chança, a pé como era costume na época, quando voltava para Seda, armou-se uma enorme trovoada. Tinha duas hipóteses; ou seguia o caminho normal e levava com a tremenda borrasca, ou cortava caminho pela Barroca das Serpes, apesar de todos os perigos. A Barroca das Serpes, ainda hoje, é um lugar soturno. Naquela época, fins do Sec. XIX, quem por lá se aventurasse de noite, tornava-se certamente repasto das alcateias.
Ele decidiu-se pelo caminho mais curto, cuidando passar os perigos antes da noite acontecer. Ou por ter calculado mal o tempo, ou por influência da enorme borrasca, o breu da noite deu-se quando estava mesmo no coração do perigo.
O concerto de sons na noite era aterrador. Sentiu-se seguido. A sensação de perigo, já tão sua conhecida, invadiu-lhe todo o corpo. Apressou o passo. Num momento em que os raios do luar romperam a abóboda de negras nuvens, viu-o a cortar-lhe a passagem. Era o maior lobo de que tinha memória. A fera mediu-o. Avançou. Primeiro lentamente, depois a mata-cavalos. Fez o salto, a enorme bocarra escancarada. O meu pobre bisavô, só teve tempo de esticar o braço. Enfiou a mão pela garganta do bruto, chegou ao outro lado, agarrou e puxou-lhe o rabo. E o lobo ficou virado das “avessas”.
- Só visto! Contava ele.

10 comentários:

  1. Eh eh eh ,quero mais histórias destas.

    ResponderEliminar
  2. Meu Amor
    Escrevinhar qualquer coisa todos os dias é fácil, mas para ser assim é preciso alguma inspiração.
    Não acontece todos os dias.

    ResponderEliminar
  3. Eu também quero mais histórias destas!!! Adorei ;)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns. Linda história, com qualidade literária e riqueza criativa, merecedora de ser preservada para futura antologia de histórias locais/tradicionais. Continue, esta é também uma forma da defesa do património local

    ResponderEliminar
  5. Este é o melhor bisavô...que já existiu...
    "Era o maior lobo de que tinha em sua memória."
    Oras...pois...oras bolas...
    Por que ele iria matar esta grande fera ???
    Aprendi que...as oportunidades...
    Nunca se perdem...
    Aquelas que desperdiças...
    Alguém as aproveita...
    Foi o que o seu maravilhoso bisavô fez...
    Deixou a enorme fera "o enorme lobo virado das avessas"
    Para que ???
    Para que esta história arrepiante...essa aventura pelos campos da noite... vivida por ele...
    Pudesse hoje ser escrevinhada...
    Pudesse ser contada...
    Pudesse ser revivida por nós...
    Através de seu adorável bisneto neto Joaquim.

    Lembrei-me dos meus...
    Só que eles contavam de "assombração" que apareciam nas noites escuras e assustadoras...dos caminhos solitários
    no interior...
    Era cada história de arrepiar...
    "QUE MEDO QUE DAVA !!!"
    Mas...Dá uma saudade...na gente...
    Ouviamos e viviamos o fato na íntegra...kkk

    Obrigada primo, pela inspiração de hoje...

    Beijocas ...

    Luciana Ribeiro

    ResponderEliminar
  6. Maria Gertudes Caladomaio 05, 2011 2:50 da tarde

    Que bom, Joaquim, poderes trazer até junto de nós estas memórias!
    Como muitas outras histórias reais, que aqui tens contado, esta é apenas mais uma das que fazem parte dos teus antepassados e tu tão bem as narras, deixando-nos surpreendidos não só pela narração , como pela forma que o fazes.
    Um abraço amigo.
    Maria

    ResponderEliminar
  7. O meu irmão contou a história á neta.
    Ela gostou, mas não acreditou no lobo virado das "avessas".
    Estará mais aberta aos Super Homens ou Homens Aranha.

    As crianças hoje não acreditam em verdades grandes como punhos.

    ResponderEliminar
  8. Luciana
    Confesso que a ideia não foi minha, mas adoptei-a imediatamente.
    Porque não me faz chegar umas dessas histórias de assombração.
    Eu posso dar-lhe um jeito, se precisar e edito no Crónicas.
    Seja minha colaboradora.

    ResponderEliminar
  9. Joaquim, amei a tua história contei a todos daqui de casa...
    Eu fazia caras e bocas, gestos...como tudo aconteceu...um suspense...daquele ...e que seu bisavô pensou decidiu...
    fazer a tal façanha... de enfiar a mão pela garganta do bruto, chegar ao outro lado, agarrar e puxar-lhe o rabo. E o lobo ficar virado das “avessas”...
    Faziam um ar de riso...prendendo para não rir...mas não conseguiam...acabavam dando a maior gargalhada...
    Eu diverti-me muito ontem, ao ler a história...
    E depois é claro...de dramatizar tudo...kkk !!!
    Muito legal !!!
    Na faculdade...meus amigos incentivam-me muito para que eu fizesse artes cênicas...e diziam o mesmo para o meu marido...meu marido ficava com uma raiva...falavam dando gargalhada... essa mulher é muito engraçada...quando ela interpreta..."HORRA MEU É MUITO BOM!!!"
    Ela iria ganhar dinheiro demais...está perdendo tempo como bancária...
    Eu ficava morrendo de medo... do meu marido...e explicava-me dizendo: "só realizei o trabalho da faculdade, com uma cara de inocente..." KKK !!!
    Que saudade de tudo desse tempo que não volta mais...eu me divertia muito...mas se Deus quiser vou fazer uma Pós-Graduação ou MBA...

    Beijocas primo do coração...

    Luciana Ribeiro :D

    ResponderEliminar
  10. Joaquim,
    Confesso que fiquei chateada da idéia não ter sido sua:
    "Luciana
    Confesso que a ideia não foi minha, mas adoptei-a imediatamente."
    Sabes que gosto de ser "paparicada" por ti...
    sou ciúmenta...rsrs...
    Pensei...com um rosto triste e cara de choro...ah...por que a idéia não foi dele ?
    Por que ele não chama-me também de amor...
    "Meu Amor
    Escrevinhar qualquer coisa todos os dias é fácil, mas para ser assim é preciso alguma inspiração.
    Não acontece todos os dias."

    Ele não dá carinho para mim ...como para as outras primas...kkk !!!

    Confesso sou uma criançona...
    Não é mesmo ?
    Mas não deixe de ser meu amigo...por isto...
    Cada um tem seus defeitos...
    O meu é de ser ciúmenta ... KKKK !!!!

    Vou tentar trazer à memória... essas histórias engraçadas de assombração...vou fazer o possível para colaborar aqui no Crónicas...

    Só peço um pouco de paciência...porque eu estou fazendo consultas e exames de rotina, por conta disso ando sobrecarregada...

    Mas minha palavra não precisa de assinatura...
    Quando comprometo-me...costumo cumprir...

    Estou com saudades !!!

    Beijocas...

    Luciana Ribeiro :D

    ResponderEliminar