domingo, maio 22

Entre o Céu e a Terra

"Daí a pouco o dia findava e hoje era daqueles dias em que queria ver o pôr-do-sol.
Pôs um pé numa saliência do tronco e com a mão agarrou o galho acima da sua cabeça. Com a força dos braços içou-se para cima até que com os dois pés já bem assentes, lançou-se num salto para o ramo a seguir. Pendurada pelos braços olhou lá para baixo e viu pendentes as pernas nuas e os pés descalços. Balançou o corpo para a frente, depois para trás, e quando balouçava para a frente via o céu, quando balouçava para trás via a terra..."

---//---
Eu conheço esta menina de a ver deambular pelos campos da minha labuta. É um pouco Maria-rapaz, num corpo miúdo, mas que se adivinha robusto. Coroa-lhe a cabeça um emaranhado de cabelos negros, que gritam falta de pente aos quatro ventos. Tem um nariz fino e inquisidor, que franze á menor contrariedade. Os olhos são vivos e não se limitam a olhar, vêm com interesse tudo por onde passa. E descobre sempre o que há de mais belo e importante em todas as coisas. Atravessa muitas vezes o meu caminho em corridas desenfreadas. Acena com gesto largo, brinda-me sempre com um sorriso gaiato e leva o meu coração preso nos seus cabelos negros. Eu fico a inventar coragem para um dia lhe pegar ao colo e carregá-la para o meu mundo.

(Joaquim Carrapato – pastor)

7 comentários:

  1. Este Carrapato descreve de tal maneira as situações que nos consegue transportar para lá, gostei muito.

    ResponderEliminar
  2. Lindo, mesmo lindo!
    Grande Joaquim Carrapato!

    ResponderEliminar
  3. Meninas, vocês estão a ser injustas.
    Eu também gosto da maneira de escrever do meu compadre Carrapato.
    Mas ele só escreveu o que vio, o importante é o pequeno texto da menina e ela própria que o inspirou

    ResponderEliminar
  4. A menina já cresceu. Continua a balouçar-se nas árvores e a andar descalça. Senta-se no muro a comer maçãs quando o sol se põe, e deseja todos os dias um mundo melhor. Como não consegue rabisca na areia cobras e lagartos. Depois vem para casa abraça-me, pergunta se preciso de alguma coisa e levanta voo pela noite cerrada. Ela não é importante a não ser para tudo o que ama, e que é importante para ela.

    ResponderEliminar
  5. Desculpe...

    "Boiando" de novo...

    Loira, eu sou...

    será este o motivo....

    Mas com o coração sincero...

    Gostaria de saber:

    "Quem é Joaquim Carrapato-pastor"?
    "Quem é a menina"?
    "Quem é a mãe da menina"?

    Desde já, peço perdão pela minha ignorância...

    Mas...eu aprendi que...

    "Aquele que pergunta é um tolo por cinco minutos, mas aquele que não pergunta permanece um tolo para sempre."(Provérbio )

    Beijocas...

    Luciana Ribeiro :(

    ResponderEliminar
  6. Lu, a menina podes ser tu. Tu podes ser o que quiseres.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  7. Então está bem...
    você já é uma menina...
    eu sonho... que sou uma outra...

    Eu comecei a preocupar-me por conta do primo Joaquim, que escreveu assim "Meninas, vocês estão a ser injustas."

    Fiquei "com a pulga atrás da orelha", pensando:
    "Por que será que ele digitou que somos injustas...?"

    Entenderam???

    Desculpe, perturbar sem motivo...

    Agradeço a atenção da menina que respondeu-me...rsrsrs...

    Beijos...

    Luciana Ribeiro :)

    ResponderEliminar