sexta-feira, dezembro 7

20 – Tu e um pastel «Luar dos Dias»



Gosto de escrita assim, ao sabor do que aparece, é o tipo de escrita em que me sinto mais á vontade. Agosto/2011.

Tu e um Pastel

Pois é…, como vou descalçar esta bota? Eu aceito reptos do “arco-da-velha”, depois lixo-me, fico feito barata tonta sem saber como reagir. Tal nã éi a moenga?
Ontem em amena cavaqueira (cruzes) com uma amiga do peito, (dos dois), a conversa resvalou para o chá, já nem sei porque carga de água.
Lembrei os chás que minha avó fazia. Nos meses quentes de verão, frente á porta, do outro lado da rua, um tabuleiro de madeira de levar pão ao forno, em cima dum mocho, cheio de folhas de limoeiro a secar à sombra. Depois de bem secas, eram guardadas em bolsas de pano e davam para fazer chá o ano inteiro. Eu nunca fui miúdo de muito chá, embora não lhe sinta hoje a falta, mas juro que nunca mais encontrei o gosto e o aroma do chá da minha avó.
Mas não era sobre chás a crónica de hoje, esta minha tendência por atalhos dá nisto. A minha amiga, aquela muito especial, prometeu trazer-me um chá e um pastel de nata. Como não sou muito de chás, já o disse, e a massa folhada não é o meu forte, respondi, num arroubo de cavalheirismo, “prefiro que venhas tu”.
Pronto! Foi aí que me tramei. Ela propôs-me escrever uma “crónica” com o tema, “tu e um pastel”. Definitivamente uma ideia que nem o capeta teria, mas ocorreu aquela diabinha. Já diz o ditado, o que esquece ao Diabo, lembra às mulheres, (será assim?).
Posso afirmar que sobre o “tu”, ela, o que tenho para dizer dava “pano para mangas”, se não fosse época de mangas curtas. Mas não o vou fazer por duas razões atendíveis:
            1ª – O muito e bom ia deixá-la extremamente vaidosa, coisa que eu não quero, e podia mandar a nossa “irmandade” para o béléleu. Ui!
            2ª – Sei que algo que é importante no foro restrito, sendo público perde impacto.
Sobre o “pastel”, só o que me ocorre dizer; é que como português genuíno, prefiro o de bacalhau.

E Desisto. O “tu e um pastel” não tem ponta por onde se pegue, mesmo que eu estivesse com a minha inventiva num nível aceitável.
Só me resta dar o braço a torcer e pedir desculpas.

- j a godinho -

1 comentário:

  1. Tu é um pastel ???

    kkkk...

    Gostei...lembrei-me do meu tempo de criança.

    Tenho saudades !!!

    ResponderEliminar