segunda-feira, janeiro 9

Pássaro Negro

Por vezes a vida traz-nos surpresas bem agradáveis,
Uma troca de comentários, de um humor refinado,
Inteligência, cultura, escrita boa e repentista.
Tudo o que numa pessoa me entusiasma, me encanta.

Depois…
Seguem-se meses de conversas ao sabor do momento.
Trocam-se saberes, experiências tão díspares.
Fala-se da vida, de nós, chega-se a confidências.
Inter-age-se á distância e comungam-se palavras.
Nasce uma amizade pura e cristalina.

Um dia…
O já saber que essa pessoa não era livre, apresenta-se real.
E é um choque perceber o tamanho imenso do medo.
Um pássaro medonho de negro estende as garras e castra.
Uma castração não sei se desejada, mas consentida.
O talento, a inteligência, a cultura, já não moram mais lá.

Só restou o medo, só o medo…

12 comentários:

  1. Essa castração, desejada ou consentida,
    Vai moldando-nos aos poucos a alma,
    Revoltando-nos no amor-próprio
    A ponto de, em momentos de ira e de calma
    Burilar em nós a vontade,
    Que vai deixando de ser induzida
    E explode um dia na expressão do nosso eu.

    Demora, mas vem!
    Sei, pois veio...

    ResponderEliminar
  2. fico feliz por ti, Tixa; contudo, amiga do meu querido amigo, a castração que referes nunca deve ser consentida e a explosão, o dizer não, deve,tem que ser a resposta imediata.
    E é verdade, sim, A.Mello, os amigos também sofrem

    ResponderEliminar
  3. Poeta,

    Não tenho muita intimidade com as coisa da Internet. Já mandei mensagem antes, porém não tenho certeza da sua chegada. Sendo assim, pergunto novamente: O Pássaro Negro tem alguma correlação com o Poema Transatlântico?

    ResponderEliminar
  4. Eu já lhe respondi, os poetas não explicam o que escrevem, muito menos a quem se lhes dirige anonimamente.
    Que falta de hombridade.

    Faça chegar essa pergunta, devidamente indentificado, a joaqgod@gmail.com, e talvez eu lhe responda.

    E por favor, não insista.

    ResponderEliminar
  5. Poeta,
    Pela sua resposta não me deixa dúvida da correlação. Tens a alma pequena como imaginei. Teu conterrâneo (FP) se envergonharia de ti.
    Soube da tua falta de atributos mas imaginei ser menor.
    Aproveite o tempo que dedicas a fazer (pretensas) poesias para refletir o tamanho da tua alma. Aproveite-o, pois, não deve te restar muito tampo de vida, haja vista a pequenez de tua alma.
    Não conheces hombridade. És vil.
    (farei como sugeristes, agora dir-te-ei mais pelo canal exclusivo que fornecestes).
    Emicles

    ResponderEliminar
  6. E escreve-se "forneceste", não "fornecestes".

    Além de parvo és burro.

    Terei todo o prazer em editar aqui a nossa troca de "mimos", para o mundo saber que és um idiota.

    ResponderEliminar
  7. Meu Caro Emicles.  ahahah
    Desculpa nem ter ideia que alguém pudesse chamar-se assim. Que nome brega. Ui!
    Se te tens identificado de início, (mesmo com esse nome estrambólico) .
    Ter-te-ia dito que um texto não tem nada a ver com o outro.
    Um fala de…
    Liberdade, Inteligência e Pessoas
    Outro de…
    Castração, Estupidez e um Porco

    Só não entendo qual o teu interesse nisso. Nunca ouvi falar de ti, nem te conheço de nenhum lado.

    PS: Recebi o teu mail e por falta de tempo li na diagonal. Ressaltam os imensos erros e a certeza de que foi escrito por um canalha semi-analfabeto.
    Continuo a não perceber o porquê tanta raiva por mim, tu não és ninguém e o facto de não gostares da minha escrita, não te dá o direito de te portares como um cão raivoso.
    Não sei se vou responder, talvez sim, talvez não.
    Mas fazendo-o, será sempre aqui, tu não és digno de uma resposta pessoal.

    Outra coisa. Não vale a pena voltares a escrever no “crónicas”, serás apagado na hora.

    E muita saúde, Embicles, Ercicles, Picles,… que raio de nome.

    ResponderEliminar
  8. mas o que se passa aqui?
    Joaquim, ignora.
    Tu és um homem honesto, bem formado, racional.
    Por favor não desças à irracionalidade de quem te provoca
    Pensa que o teu silêncio, o teu 'não ligar' será, porventura, um acto de caridade...

    ResponderEliminar
  9. Eu já desliguei, minha querida.
    Tu conheces-me há muito e sabes que não tenho sangue de barata.
    Mas para mim uma discussão tem que ser elevada e com um contendor á altura.
    Farei a caridade, como bem dizes.

    ResponderEliminar