quinta-feira, julho 14

Vida Local


ALMOÇO CONVIVIO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
S E D A
Realizou-se, em Seda, no passado dia 9 de Julho, o habitual almoço-convívio do Sporting. Para além do tradicional ensopado de borrego e do porco no espeto, acompanhado com arroz e salada mista, seguiu-se um baile numa tarde de confraternização e animação própria de adeptos de um grande clube português que todos esperam volte a ser vitorioso, principalmente no futebol, já em 2012.
No programa do convívio estava prevista, a exemplo de anos anteriores, uma caminhada, que, por dificuldades de vária ordem, não foi possível contar, como era desejo da Organização, com um grande número de participantes.
Na caminhada de 2010 justificou-se a visita da nova ponte, situada a montante da ponte romana que, na altura se encontrava já concluída e prestes a ser inaugurada.
Este acto simbolizou por um lado a despedida da ponte romana que, durante cerca de 20 séculos, desde a sua construção no período do Império Romano (Sec II DC) até aos nossos dias, serviu a estrada nacional Ponte de Sor- Alter do Chão, agora preparada para ser visitada como monumento nacional, e por outro dar as boas vindas `a ponte nova que veio beneficiar a economia da nossa Região ao possibilitar naquela via todo o tipo de trânsito sem quaisquer restrições.
Em 2011 a Organização deliberou que a caminhada se fizesse entre Seda e a herdade de Vale de Barqueiros. Esta herdade, hoje famosa pelos excelentes vinhos que produz, tem o seu nome ligado `a Ribeira de Seda e `a própria povoação. Com efeito o Porto das Passadeiras, onde hoje se encontra uma ponte submersível, ligando as duas margens da ribeira, foi durante alguns séculos, provavelmente ate ao século XVIII, um porto de embarque dos cereais destinados ao Vale do Tejo através dos rios Sorraia e Tejo. A importância deste porto pode ser avaliada pela presença de 3 Ermidas (S.Braz, S.Pedro e S.Bento) situadas na periferia do mesmo, duas delas (S.Braz e S.Bento), actualmente, em ruínas. Pensa-se que o Vale de Barqueiros teria sido residência de barqueiros, no local onde, actualmente, se encontra o monte, sendo os vales situados entre o monte e a ribeira os locais de ancoragem dos barcos. Esta herdade que, nos últimos 30 anos, se tem dedicado, principalmente, `a produção de vinho e azeite, possui um sistema de irrigação gota a gota que cobre, praticamente, toda a área cultivada a partir da água existente em 3 barragens que foram construídas aproveitando o declive do terreno e os cursos de água que, anteriormente, vinham desaguar na Ribeira. Diz-se que se trata da única propriedade, em Portugal, onde o pinheiro manso e´ irrigado.
 A caminhada incluiu a visita das barragens e das vinhas, onde os caminhantes tiveram a oportunidade de verificar o alinhamento das várias castas de uva de que se destacam a Trincadeira e a Aragonez, para além de outras, que dão origem ao famoso vinho, cuja prova efectuamos, no final do percurso, por deferência da Herdade de Vale de Barqueiros a quem a Organização agradece a oportunidade concedida.

(João Aurélio Raposo)

2 comentários:

  1. Está tudo muito bom, a festa e tudo, mas aquela história de "voltar a ser campeão já em 2012", são devaneios do autor.

    Esqueçam.

    ResponderEliminar
  2. Não me atrevi à caminhada com medo que o meu joelho me traísse mas gostei do convívio. Foi pena não haver mais pares a dançar.Devia haver mais ocasiões para o pessoal se juntar e conviver.

    Catarina Rosa

    ResponderEliminar