isto já foi longe de mais
chega
eu perdi
estou tão cansado
chega
eu perdi
estou tão cansado
“Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo... Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer porque eu sou do tamanho do que vejo, e não do tamanho da minha altura. (Alberto Caeiro)
Quem o ler até parece que é uma vitima, o coitadinho..., mas os coitadinhos e os fragilizados são humildes e humildade é coisa que o senhor não tem!!! Está numa instituição por favor, sim porque o sitío onde o senhor está é só para idosos, e uníca coisa que sabe fazer é tratar mal e espezinhar as pessoas que o ajudam . Já pensou o que é que o senhor era se não houvesse quem tratasse de si???? A sua sorte é quem aí mandava não ter pulso, porque o que senhor queria era ser posto na rua, mas coitadinho.... é pena só ser o coitadinho para o que lhe convém, porque para ser arrogante já está muito bem.
ResponderEliminarEu quero muito pouco.
ResponderEliminarSó pretendo levar da vida as poucas coisas que me são permitidas. E pode crer que são muito poucas.
É uma vergonha o que se está a passar em Seda.
ResponderEliminarComo é possível uma funcionária do lar,o marido e o primo destruir uma instituição a funcionar em pleno como esta.
A funcionária em questão é que a direcção já devia ter demitido à muito tempo.
Agora que conseguiram a demissão da direcção,que tenham a iniciativa de apresentar uma lista ou então tenham vergonha na cara e calem-se para sempre.
Deixem trabalhar porque vocês gostam de criticar o trabalho dos outros mas não fazem nada para melhorar,pelo contrario só sabem destruir o que outros fizeram com muito esforço e dedicação.
TENHAM VERGONHA E NÃO GOZEM COM UMA POPULAÇÃO.
Vivemos numa época em que temos de mamar e calar.
ResponderEliminarSalva-nos o 25 de Abril que já lá vai e pouco importa.
Coloca-se a questão! Se estas mal o que fazes? Mudas-te! E se não puderes? mamas e calas?
Claro que não!
Queixas-te, ora bem. Este é um direito que por enquanto ainda é nosso, vivemos num país democrático, em que todos têm direito à opinião e sinceramente isto faz muita confusão na cabeça de muita gente.
Caro A.Mello penso que já é altura de explicares, como e porque foi fundada esta instituição, quem foram os fundadores (porque a população não sabe ou pode estar esquecida) e como na tua opinião deve ser gerida esta casa, pode ser que ajudes, como noutros tempos.
É uma vergonha olar de seda como esta a ser dominado pelo clã e seus compadres,no primeiro comentario, vê-se a mentalidade, bestial de quem escreveu, e chamou coitadinho a quem é deficiente de tal maneira,que nem um braço é capaz de mexer , com gente desta o mundo, seria das carvernas, e da brutalidade.Fica aqui a minha palavra de apoio, e de coragem a todos aqueles que ,saibam erguer a voz contra, a intolerancia, compadrio, e derespeito pelo ser humano, sobretudo pelos fragilidados, esta situação a manter-se, sera dado conhecimento mais vasto, a quem de direito, pois é intoleravel em todos os sentidos.
ResponderEliminarAs Selastras mandam no lar e na junta.
ResponderEliminarUma vergonha.
Ao senhor anónimo que citou uma funcionario do lar , o marido eo o primo, que estão a destruir, uma instituição , seria melhor, dizer quem são essas pessoas , uma vez que se trata de uma acusação grave,e que os leitores do bloco gostariam de saber não se esconda detras do teclado sob pena de se pensar, que é um mentiroso e boateiro, de forma a tirar as culpas que deve ter, da situação existente no lar de seda
ResponderEliminarOs primeiros impressos de constituição da Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Seda, foram feitos por mim. Tendo também colaborado na escolha do nome.
ResponderEliminarO pedido de inscrição como IPSS, impressos trazidos pelo Abelha de Lisboa, foram preenchidos por mim também.
Os Estatutos foram revistos e limpos em minha casa.
Quando, já com a obra em construção, não havia dinheiro para pagar a primeira empreitada, para pedir ao estado a devolução do IVA. Havendo quem tivesse uma avultada quantia para oferecer e não o podendo fazer nominalmente, há quem saiba porquê, fui eu quem gizei o depósito anónimo a partir de Ponte de Sor, na conta da Instituição.
Algum tempo depois, quando o tesoureiro da altura, sr João Arcângelo, afogado em trabalho, me convidou para o lugar de administrativo, eu disse-lhe que já não tinha condições físicas para tal, mas que podia arranjar-lhe a pessoa certa. Se hoje a Instituição conta com a colaboração de um Funcionário Administrativo de uma honorabilidade e competência ímpares, em parte também a mim se deve.
Agora já não sirvo.
Tenho plenas capacidades para gerir esta casa tão bem como os melhores, e há quem o saiba muito bem. Tenho ideias de como as coisas devem funcionar.
Assim eu tivesse possibilidade de me movimentar para fazer uma lista...
Veriam como era.
Nestas Instituições como em quaisquer outras é necessária alguma técnica e bom senso.
ResponderEliminarAqui parece haver técnica mas o bom senso falta concerteza. Há um anónimo que diz, e muito bem, que o Lar se destina a pessoas idosas. Então por que razão foi admitida uma pessoa com uma deficência grave? Qual é o papel da Directora Técnica? Teria dado parecer favorável ou foi uma imposição da Direcção?
A expressão utilizada por um anónimo " calem-se para sempre" isto é, a partir de agora, ou seja uma nova vitória dos mesmos, será introduzida a proibição de falar o mínimo que se pode dizer é o seguinte:Não é democrático.Uma sociedade que vive com medo não é uma sociedade feliz. É uma sociedade amordaçada.Não defendo a crítica pela crítica mas a crítica construtiva nestas Organizações é absolutamente necessária e anda
tudo muito mal quando tal não aconteça.
Todos me dizem que quem manda no lar é a direcção. Errado.
ResponderEliminarEles só deviam gerir e nem seguer meter o nariz lá dentro. Isso são assuntos da Assistente Social e da Encarregada geral.
A diecção devia tratar de outras coisas.
não se percebe qual o problema de uma pessoa com deficiencia, estar no lar ,ainda por cima, ja é tambem de idade acima dos cinquenta depois será que os idosos que estão no lar, não têm deficiencias? então porque, razão ,o problema, até porque a pessoa em causa, é deficiente motor, estando no juizo perfeito outros ,não poderão dizer o mesmo.
ResponderEliminarEntrei casualmente neste blogue e não conhecendo nem a instituição nem o dito e suposto"COITADINHO" fiquei com uma enorme vontade de comunicar este caso a alguém que possa explicar que todos temos DIREITOS E DEVERES.E contra tudo e todos com ou sem razão, com humildade ou arrogância,ninguém tem o direito de designar " coitadinho" a um ser vivo que teve o azar de ser deficiente motor,ser dependente de alguém.
ResponderEliminarse errou que seja punido. MAS NINGUÉM TEM O DIREITO DE TRATAR ASSIM SEJA QUEM FOR.
O "coitadinho" tem um problema grave nos tempos que correm. É um deficiente motor dos membros superiores e inferiores,mas tem o cérebro a funcionar, sabe escrever e tem um blog na net.
ResponderEliminarO problema reside aqui. Podia estar calado, mas resolveu falar por ele e pelos que não têm voz na Instituição. Logo é acusado pelos responsáveis como desestabilizador e malandro.
A mudança de mentalidades afinal ainda não passou por aqui.Os deficientes metem-os medo ou devem ser ajudados?
Após ler alguns comentários resta-me deixar aqui tambem o meu.
ResponderEliminarSe todos nós temos acesso à informação deveriamos procurar saber antes de pensar que sabemos.
Os coitadinhos, os desgraçadinhos, os pobrezinhos e por ai, são seres humanos com os mesmos direitos, seja fora ou dentro de uma instituição que digna por ser de solidariedade social.
Assim devemos saber o que é isto de uma IPSS.
É facil vamos ao site da segurança social ou então da CNIS e logo temos:
O que são Instituições Particulares de Solidariedade Social e quais os seus objectivos?
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) têm por finalidade o exercício da acção social na prevenção e apoio nas diversas situações de fragilidade, exclusão ou carência humana, promovendo a inclusão e a integração social, desenvolvendo para tal, diversas actividades de apoio a crianças e jovens, à família, juventude, terceira idade, invalidez e, em geral, a toda a população necessitada.
Assim, e de acordo com o artigo 1.º do Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social (EIPSS) aprovado pelo Decreto-Lei n.º 119/83, de 25 de Fevereiro, são instituições particulares de solidariedade social (IPSS), as constituídas por iniciativa de particulares, sem finalidade lucrativa, com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos, que não sejam administradas pelo Estado ou por um corpo autárquico, para prosseguir, entre outros, os seguintes objectivos, mediante a concessão de bens e a prestação de serviços:
• Apoio a crianças e jovens;
• Apoio à família;
• Protecção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho;
• Promoção e protecção da saúde, nomeadamente através da prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação;
• Educação e formação profissional dos cidadãos;
• Resolução dos problemas habitacionais das populações.
Estes objectivos são concretizados nomeadamente, através de respostas de acção social em equipamentos e serviços bem como de parcerias em programas e projectos (art.º 4.º do EIPSS).
Uma vez registadas, as IPSS adquirem o estatuto de pessoas colectivas de utilidade pública, advindo daí, por parte do Estado, a atribuição de benefícios (isenções fiscais, apoios financeiros) e encargos (prestação de contas, obrigação de cooperação com a Administração Pública) – art.º 8.º do EIPSS.
E que tal?
O Lar de Seda pode ser isso tudo? Poder podia, mas não era a mesma coisa.
Vou também deixar aqui outro conceito se não se importam.
ResponderEliminarÉ o artigo 37º da Constituição da Républica Portuguesa. (isto é o quê??) LIBERDADE DE EXPRESSÃO (existe??) existe e denomina-se por:
LIBERDADE DE EXPRESSÃO E INFORMAÇÃO - Artigo 37º
1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.
3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.
4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.
Espectáculo!!
Espectáculo? Não deveria assim ser considerado,é uma tristeza infelizmente o dono do blogue naõ está nem em condições de igualdade...primeiro e provavelmente porque denuncia irregularidades,esse sim é o grande problema,pois se apesar da sua deficiência motora está no seu perfeito juízo e mostra ser inteligente,como iria correr o risco de denunciar as irregularidades?Mesmo que tenha exagerado,quero que saibas estou contigo.
ResponderEliminarNão DESISTAS TEM FORÇA.
Realmente, "ouvem-se" coisas de bradar aos céus. Não conhecendo esta instituição, como parece ser o caso da maior parte dos "anónimos", que deixam aqui a sua opinião ou critica, não vou nem sequer opinar sobre o que quer que seja, sobre esta instituição.
ResponderEliminarAgora não posso deixar passar em claro o comentário do primeiro anónimo, que escondendo-se precisamente no anonimato, ataca uma pessoa da forma mais cobarde que pode existir. Nunca li nem ouvi um lamento ou um queixume, da pessoa, que este individuo tão cobardemente ataca. É arrogante ? provavelmente para quem não gosta de ouvir algumas verdades.
Deviam antes pensar e ponderar, que ele é um exemplo de vida para muitos de nós. Á excepção de alguns que, esses sim, devem ser mesmo coitadinhos e incultos. (para não usar outros adjectivos que seriam mais apropriados )
Bem-hajas J.G. por existires,e por ajudares os outros, muito para alem do que é justo egijir-te.
Boa tarde,já agora gostava de deixar aqui também umas palavras e digo desde já que não quero ofender ninguém,pois não é essa a minha intenção, é apenas uma opinião como as outras que aqui estão e como não sou o dono da razão de certeza que vai haver pessoas que não gostam mas, paciência não se pode agradar a todos.
ResponderEliminarTenho lido aqui muita gente a falar nos direitos,direitos e mais direitos... e deveres?
Que eu saiba também todos nós temos deveres, não só direitos.
Nesta instituição também há deveres,quer da parte das funcionárias quer da parte dos utentes,mas como os utentes "pagam" só se lembram dos direitos esquecendo-se dos deveres (talvez porque não lhes interessa não os sabem).
Da parte das funcionárias a mesma coisa, só pensam nos direitos e quando a direcção lhes chama a atenção por algum motivo (o que já tem acontecido),vêem cá para fora (e para aqui) dizer que são "uns ditadores" e tem que ser tudo como eles querem .... e que têm o "direito" de falar e fazer isto,fazer aquilo,etc....,ou seja tudo direitos.
Para terminar,penso que a direcção tem uma pequena culpa nisto tudo,porque logo no inicio devia ter "mão firme" quando apareceram algumas situações de conflito, mas por outro lado também compreendo a sua situação de não querer dar cabo da vida a alguma funcionária ou utente.
Pensem nisto : DEVERES/DIREITOS PARA TODOS.
Isto mais me parece ser um circo.
ResponderEliminarÉ óbvio que nem o senhor Mello nem ninguém está num lar por opção, mas sim por necessidade e falta de alternativas. Para além disso, os lares são para quem deles necessita, mas parece que, por esses lados, há um profundo desconhecimento do significado da palavra solidariedade. Talvez até o saibam em causa propria, mas não em relação aos outros...
Julgo que o senhor Mello está a pagar o preço de dizer o que não convem, mas deve ser dito.
Por fim, tinha conhecimento da existência dum lar em Seda, o qual acreditava ter qualidade, só que Qualidade é corresponder e, se possível, exceder as expectativas do cliente do bem/serviço.
Enquanto formanda do curso de técnico de qualidade, se os responsáveis assim o desejarem, posso dar algumas dicas sobre como implementar um sistema de gestão de qualidade, o que acabará por dar uma imagem mais forte à instituição.
Quanto ao sr. Mello, não se deixe abater...
Meus Amigos, dirijo-me aos anónimos e aos não anónimos.
ResponderEliminarNão estou dentro do assunto por isso não me pronuncio sobre as causas deste caso. Quero apenas chamar à reflexão dos intervenientes sejam eles os dos comentários ou os que deram corpo a esta "polémica", que nunca se esqueçam que qualquer caso tem duas faces, como as moedas. Estas têm o seu valor facial (cêntimos ou euros)de um lado e no outro da moeda há sempre um desenho, ou uma figura qualquer. Isto quer dizer que Direitos e Deveres, moedas ou notas devem ser analisados e pesados tendo em conta as duas partes. As tempestades não servem a ninguém. Nós não podemos, nem devemos querer meter 5 litros de qualquer liquido numa garrafa que só leva 1 litro. Finalmente deixo a pergunta para reflexão global: acham que a situação depois de todo este alarido foi, é, ou terá sido a melhor para ambas as partes do litígio? E para a Instituição?
Lusitano Camões
Convem não se esquecerem que qualquer um de nós pode ficar numa situação idêntica à do sr. Mello.
ResponderEliminarNão se pode dizer que o assunto não é connosco, pois existe um conceito chamado consciência que, quando é posto de lado, costuma engordar bastante e, por vezes já não há solução...
so e pena que este senhor nao se lembre que graças as suas divergencias com a direçao do lar as empregadas ficarao sem o seu ordenado no final do proximo mes. para alem disso esta tambem a estabilidade emocional dos utentes.
ResponderEliminare agora?????????
este senhor consegui-o arranjar uma grande tempestade num copo de água tentando mudar o que não era do seu agrado através de chantagem não se importando nada de passar por cima de quem fosse, tenho pena é dos idosos que estão a sofrer com isto tudo, tendo um mimo de vez em quando, enquanto que este senhor tinha muitas coisa à sua inteira disposição das quais ele sabia que não eram permitidas por lei dentro da instituição e mesmo assim ainda acha que está mal.
ResponderEliminarEssa da consciência é como aquela de cada cabeça sua sentença! Quanta consciência existe se cada dia que passa mais fome existe em Portugal? Há conciências que só têm olhos para os seus interesses. Vamos mas é ocupar-nos para que haja justiça e que ela seja justa e se faça. Os direitos ou se aplicam e com eles também os deveres, ou isto não passa de andarmos a brincar. A consciência se um dia bate à nossa porta, muitos não a deixam entrar...
ResponderEliminarLusitano Camões
A ameaça de as empregadas ficarem sem ordenado é uma panaceia, pois a direcção enquanto não substituida tem obrigação, e a responsabilidade, de gerir o lar, entende-se esta ameaça como mais uma forma de chantagem, com jogo baixo de quem não tem razão e tem mau perder,Isto é o quero posso e mando, virando inclusive as empregadas contra os utentes, valia mais que não dexassem os idosos passar fome, tres bolachas marias e um chá não é lanche que se dê a ninguem , mais um copo de leite ao deitar, ainda se podia aliviar alguma coisa atraves da familia pois sempre se podia levar algum suplemento, mas não, é permitido pois tudo tem de ser entregue a chefe do lar . O controle, é apertado qual prisão, feita lar, o tratamento aos idosso feito com gritaria que raia o esterismo por algumas empregadas, e deveras ,arrogante ,e intimidatorio, para com os idosos, por isso e mais se poderia dizer, a imcompetencia, é demais evidente, das duas ou esta gente é reciclada e formada para a função ou devem ser postas, no seu devido lugar , fazerem o que sabem dar gritos aos idosso e tratarem-nos por tu seja qual for a idade e farem ameaçadas com gesto de agressão fisica enquanto gritam a intimidar,estas pessoas ja deviam estarfora desta função sob pena do lar de seda, no ter futuro estas sim são as responsaveis, em conclui-o com a direcção demitida, ja agoraquando o prazo das proximas eleições sera que ja marcar , e para quando o aceitamento das listas concorrentes, ou vira-se as costas ao lar, dizendo não ter condições, para continuar , apenas porqueapareceu num blogue algumas verdades, do que se passa no lar´, de que tem medo afinal?
ResponderEliminargostava que as pessoas que apoiam este senhor se lembra-sem que os idodos é que estao a sofrer, muitos ja nao tem casa e temem pelo seu amanha.
ResponderEliminarquando isto se desenrrolou ouve pessoas que chegaram mesmo a andar a pancada no meio da rua. mesmo nao estando em seda soube que esta situaçao esta a ultrapassar todos os limites, ficem sabendo que as pessoas em seda estao extremamente revoltadas. quando me contaram as condiçoes deste senhor eu fiquei parvo, este senhor tem: televisao, meo, linha de telefone particular, internet e frigorifico.
em muitos lares os deficientes fisicos sao tratados como os outros utentes enao lhes e permitido tantos luxos. ainda acha que esta mal? porque?
Óh "Sr Mello", estou a ver que andam por aqui muitos ressabiados, vá-se lá saber os motivos ! Não devem de ser muito fortes e coerentes, pois são apresentados de forma anónima.
ResponderEliminarProvavelmente é melhor fazeres como muitos, comer e não reclamar. Só assim não tens inimigos. Só me admira a falta de coragem desta pessoas de dizerem quem são. Já pensei que não seriam da minha terra, mas pelos comentários, parecem estar dentro dos problemas, o que me faz pensar o contrário. Só é pena que não tentem resolver os problemas que existem dentro de portas, e os tragam para a praça publica, como se desse algum resultado, para alem de estarem a denegrir uma instituição, que concerteza com problemas como tantas outras,foi das melhores coisas que se fez nessa terra. Isto digo eu com desconhecimento de causa, pois apenas vou ai exporádicamente, mas fico com algum orgulho que essa terra , seja a minha terra.
Entendam-se (qual ps e psd)para o bem de Seda e de todos que ai vivem, e deixem-se de ataques pessois, que em nada valoriza a instituição.
de notar que o senhor em referencia,tem essas condições, mas não é o lar que esta a pagar mas,sim o proprio, mas afinal ter televisão e ter meo não será um bem que todos deviamos ter, estamos em pleno seculo xxi, mas percebe-se que a gente atrasada, mal formadaque gostas que os ouros, não tenham o conhecimento nem os meios para o obter, pois ficam incomodados com tal situação.Ninguem tem de se referi as condições , que o senhor tem, porque são as suas custas.
ResponderEliminarAcham bem que num lar os idosos comam balacha maria ao lanche e seia, todos os dias do ano?
ResponderEliminarNem um bolo, uma torrada, um iogurte, uma tosta.
uma empregada que tem medo
pois é os maus tratos, a arrongância para com os idosos, é o dia a dia no lar de seda. ELES que são indefesose que não tem voz, por medo estão sujeito a tudo isto.É urgente que esta situação seja resolvida.
ResponderEliminareste anonimo diz entao que o lar deve fechar?
ResponderEliminarentao se diz que sabe desses ditos maus tratos porque nao falou com uma empregada ou alguem da direcçao? voces falam sem saberem nao é?
entao ai esta a vossa oportunidade, FAÇAM UMA LISTA OU ENTAO FALEM SEM SE ESCONDEREM. pois todos falam mas ninguem toma atitudes.
ja agora nao destruam esta casa pois um dia podem precisar e nao vao ter nada.é lamentavel que as pessoas sejam arrogantes a ponto de se esquecerem que os idosos nao tem para onde ir e as empregadas tem filhos para criar.
Os anónimos que estão do lado deste senhor deviam era vir ver as condições em que ele se encontra.Não há ninguém que esteja como ele e ainda se queixa se calhar queria um palácio é pena que no mês de outubro não tenha dinheiro para pagar ás funcionárias e quem diz que os idosos são mal tratados falem, apresentem-se realmente as pessoas de seda gostavam de saber quem são vocês.E senhor joaquim antónio não acha que já chega afinl do que se queixa??Você é que começou a dizer mal da comida e da direcção, se fosse comigo eu não me demitia mas com certeza o frigorifico e a internet saiam do seu quarto
ResponderEliminarPois ja estão a mostrar o que são a internet eo telefone, são coisas perigosas , incomodam não é verdade?Pois bem o que vos incomoda é a verdade!Mas quanto ao lar vai continuar a existir, mesmo que alguma gente que o domina, deixe de la estar, o que era bom para todos!.
ResponderEliminarO anónimo de 25, 2010 3:52 PM sabe do que está a falar quando diz que a internet saía do quarto?
ResponderEliminarEm primeiro lugar não estamos na China. Em segundo lugar o computador é do senhor e este está em Portugal onde parece haver liberdade de informação e de expressão.
Quanto ao frigorífico segundo consta o mesmo foi autorizado pela Direcção.
Ao anónimo de 25 2010. 12.55 PM
"Empregadas sem ordenado por haver um utente em divergência com a Direcção" É MENTIRA. As coisas não funcionam assim. Isto não é chantagem? Parece e muito grosseira!.
Ao anónimo de 25 2010 10.55 AM:
Qual a Lei que proíbe "coisas" dentro da Instituição?
Que coisas?
Que se saiba mesmo nas prisões os familiares podem levar alimentos e objectos necessários aos
presos. É uma questão de fiscalização à entrada.
Também é necessária uma boa dose de humanização e já agora de profissionalismo.
O anónimo de 25, 2010 12.14 PM diz que "ouve pessoas que chegaram a andar à pancada no meio da rua", parece que não "ouve" viu-se o irmão de um membro da Direcção demissionária abrir a cabeça à cacetada ao marido de uma empregada que é prima do utente que fez as denúncias.Ser familiar dos denunciantes é perigoso. Se estivesse tudo calado nada disto acontecia. Que
ResponderEliminartristeza!
O anonimo 25.2010 3.52 PM -o que disse foi que o telefone ea a internet são coisas perigosas, porque denunciam a verdade, como meios de comunicação a distancia isto é permite a comunicação entre as pessoas, o que de facto, são tecnologias, necessarias ao desolvimento e comunicação, entre pessoas mesmo que a distancia seja ela qual for.Ainda bem que assim é pois estamos em pleno seculo xxi sendo um meio a que todos temos direito. E ate da uma sugestão porque não o lar ter dois ou tres computadores, para que os idosos pudessem comunicar com familiares que estejam distantes, mas segundo se lê aqui nos comentarios ha pessoas que não gostam de computadores nem de telefones, e essas são aquelas que não querem que se saiba o que se passa no lar , mas apenas no lar porque em casa devem ter telefone e computador para elas .
ResponderEliminarpelos vistos todos sabem que eram os intervenientes na briga. mas será que sabem que foi o marido da funcionária que agrediu primeiro um membro da comiçao?
ResponderEliminarse lhe bate-sem nao se defendia? quanto ao irmao do membro tento separar a briga e o marido da funcionaria deu-lhe um pontape o senhor, que sofre das pernas tambem se defendeu.
alem disso segundo consta o senhor joaquim godinho continua a comer o que quer so que como todos os outros idosos essas coisas tem que passar primeiro pela cozinha por questoes de qualidade. acha que estao a fazer mal? ENTAO FAÇA UMA LISTA E ENTREGUE.
o computador nem está mal é pena é que o joaquim antonio só faça criticas e diga mal da direcção e do lar.Podia tambem publicar o que a direcção faz no lar para bem dos idosos como por exemplo falar dos paineis solares e do projecto dos novos quartos que graças a ele e á querida prima e marido já foi por agua abaixo.Quanto ao anónimo que disse que a direcção fez chantagem com as funcionárias ao dizer que não iam receber o ordenado, chantagem fez o joaquim antonio com os papeis que espalharam na rua a dizer que ia fazer greve de fome.Isso sim é chantagem só para terem pena dele.Quanto ao senhor que foi acudir ao irmão durante a briga acho muito bem porque a pancada que o primo levou ainda foram poucas pois ele já há mais de uma semana que andava a implicar com os membros da direcção o que foi visto por muita gente e o senhor jaquim antonio sempre se ouviu dizer está mal bom remédio mude-se pode ser que encontre um lar com melhores condições que o de seda e se é tão bem informado deve saber que o lar de seda é dos melhores aqui das redondezas
ResponderEliminarO melhor lar das redondezas esta é para rir só se for por ser novo.Quanto ao ter a lata de oferecer a rua a um utente do lar, é descaramento a mais e falta escrupulos improrio de quem se arvora creio eu, de responsavel por o que esta a acontecer .A chantagem exercida pela direcção com a falta de pagamento ao fim do mês ja fez com que algumas empregadas fizessem, uma carta de apoio a direcção os metodos pidescos da direcção demitida não são mais que uma palhaçada para não sairem , pois estão agarrados ao poder como se vê eo tempo o dirá, quanto ao imputar as culpas a terceiros dos seus proprios falhanços pois é mais um acto cobarde que carece de provas, tal acusação é grave e deve ser tida em conta por todos os que gostam de seda do lar de seda, dos idosos de seda da boa harmonia, e são contra a intolerancia o compradio a mentira e a cobardia .
ResponderEliminarAinda não percebi nada do que se passa na santa terrinha.
ResponderEliminarMas afunal o que é que se passa?
Qual é a queixa do Joaquim António?
E o que tem o Luís Zé a ver com tudo isto?
E quem é o irmão do mebro da direcção que partiu a cara ao primo?
E se a direcção é uma porcaria porque não formam uma nova equipa?
E se o Joaquim António está mal porque não vai para um lar privado, visto estarmos a falar de alguém com «alguns investimentos»?
Será que no lar de seda não paga?
E se temos empregadas com mêdo porque não denunciam á inspecção de trabalho?
Ou será que já o fizeram?
Será verdade que o lar já teve uma inspecção e tudo estava em ordem?
Inspecção do Trabalho Hi!Hi!Hi. Estão a gozar ou quê?
ResponderEliminarAs empregadas com medo queixam-se à Inspecção do Trabalho ou aguentam para não perder o emprego? Em que País vive o meu caro anónimo?
Música já temos que baste. Acho óptima a sua solução: quem não está bem num Lar subsidiado pelo Estado muda-se para um privado. A propósito dos "investimentos" do senhor Joaquim António por que razão não são publicados os nomes dos cidadãos subsidiados pelo Estado nas IPSS? Talvez saiba e nos queira explicar.
Para começar, o que o senhor Mello faz com o seu dinheiro é assunto exclusivamente seu. Pessoalmente, acho que até é bem empregue, pois é gasto em algo que lhe leva o mundo exterior, já para não falar nos bens alimenticios. Porém, mesmo que optasse por lhe deitar fogo, ninguem teria nada a opinar.
ResponderEliminarPassando para o anonimo das 6.35 pm, acho que fez bem em se manter no anonimato, pois percebe tanto de qualidade como eu percebo de chinês. Antes de se sentir ofendido, consulte o site do IPQ (instituto portugues da qualidade) e veja o que é qualidade. Se me disser que o motivo é garantir que não ha entrada de produtos proibidos,até aceito, mas nao me fale em Qualidade.
Alias, so para nao dar uma seca, vou limitar-me ao 1º e ao último dos 8 principios da qualidade:
- 1º- Focalização no cliente, o que significa que os interesses do cliente do bem ou serviço jamais poderão ser descurados;
- 8º- Orientação para os resultados,que é o desempenho global, o qual resulta da soma do impacto dos clientes, colaboradores, sociedade em geral, a qual indica se estamos no caminho certo.
Segundo o que parece a base desta polémica toda é a alimentação do sr. em causa,queixou-se que só comia fritos e mais fritos e que por isso passava mal de saúde.
ResponderEliminarTentei informar-me e disseram-me que a comida no lar é feita com base nos hábitos alimentares dos utentes,o que me parece bem.
Assim parece que o sr. gostaria de comer à lista,tipo restaurante e tem levantado polémicas para que tal aconteça.
Deixo um ex: fizeram "paella",talvez a pedido do sr.,confesso que não sei,sabem o que aconteceu a dita "paella",foi toda para o lixo,pelos vistos só o sr. é que comeu,95% dos utentes não comeram.
Será que o lar deve esbanjar comida para satisfazer os caprichos deste sr. que só sabe reclamar para seu interesse pessoal?
Pois é, e nenhum destes utentes não deviam ter comido mais nada até à outra refeição visto não terem frigorífico no quarto.
ResponderEliminarAfinal quem é que está mal?
SEDA!A minha terra, da qual me orgulho muito!Sou a M.Tomásia S.Dias Coutinho
ResponderEliminarLamento toda a polémica que se gerou em redor do Centro Comunitário.Não me pronuncio sobre os acontecimentos, nem sequer estou ao corrente dos mesmos para dizer seja o que for. Dar razão a este ou áquele depende em parte muito do ponto de vista de cada um.É com alguma mágoa que verifico que as pessoas não se estão a entender pela via do diálogo que é tão importante e possível entre os seres humanos.
Para quem como eu estima e ama a sua terra deixo uma palavra de apreço.
Desejo que tudo se resolva e volte a normalidade o mais breve possivel, para bem de todos.
Termino com uma frase que será bom não esquecermos:
"UM POR TODOS E TODOS POR SEDA"
Venho esclarecer o anónimo anterior que não foi feita paella como diz mas si arroz à valenciana embora seja quase a mesma coisa.
ResponderEliminarÉ uma vergonha como estas pessoas tentam passar má imagem do lar.
ResponderEliminarPrimeiro foi a direcção, agora são as funcionárias que tratam mal os idosos.
Impressionante,lamentável e escandaloso.
Tenho lá família, vou lá frequentemente e confesso que nunca ouvi tal rumor.
Por favor parem com isso, lembrem-se dos idosos eles é que sofrem com isso.
Srª Maria Tomásia,
ResponderEliminaro lema é outro, venha cá ver...
Adiante, Seda começa a entrar numa fase de novo prenúncio, e não faltará muito tempo, para que não haja pessoas suficientes para exercer os direitos cívicos, e nessa altura nem os blogs nem os sinais de fumo servirão para alguma coisa.
Mas afinal qual é o problema, uma pessoa reclama e não é atendida e volta a faze-lo consecutivamente nada muda, protesta, uma direcção não admite reclamações, existindo protesto demite-se. Tudo bem, é para isso que existem suplentes e outras estruturas no lar.
Os idosos só sofrem porque muitos não sabem ler, mas também, há aqueles que sabem ler letra a letra e não sabem interpretar, e gostam mais que lhe contem histórias.
Caro anónimo este senhor não reclama os seus direitos EXIGE segundo me consta através de chantagem, e já agora do que foi que reclamou ? Da comida das instalações do atendimento, ainda estou para saber, mas se acha que não está bem mude-se eu até conheço uns quantos lares de bom nome posso indicar-lhe algum caso esteja interessado.
ResponderEliminarSerá que quando deita a sua cabeça na almofada consegue adormecer ?
Quanto ao anónimo que diz que o dia a dia do lar é só gritaria e maus tratos não se estará a ver ao espelho ?
Vou todos os dias visitar familiares que tenho ai e até hoje não constatei nada disso pelo contrário as funcionárias até são muito prestáveis e atenciosas para com os idosos.
Ja sabemos que o lar de seda é um mar de rosas na boca daqueles, que dele se servem, para beneficio proprio eles e seus apaniguados, no entanto logo atacam, um deficiente como é o caso, caiem cada vez mais no ridiculo com as afirmações que fazem , e mostram ter medo da verdade, e de quem a diz !
ResponderEliminarAo ultimo anónimo:parece que ninguém dentro do lar atacou um deficiente, mas sim o contrário.Segundo tenho ouvido dizer e também lá tenho familia, as funcionárias desde sempre trataram bem este senhor e ele devia ser o primeiro a afirmar isso mas não continua atacar tudo e todos.Este blog é uma vergonha só serve para "lavar roupa suja" e o dono devia ter um bocadinho de bom senso e tambem de agradecimento por aquilo que lhe têm feito, pois foi graças á direcção que ele tem todos os luxos no quarto dele.Dá que fazer porque é que ele quando estava na casa dele não se queixava da comida foi preciso entrar no lar e começar a queixar-se quando até as cozinheiras se davam ao trabalho de grelhar o peixe dele, enquanto os outros idosos comiam frito.Afinal o que quer?Um hotel de 5 estrelas?
ResponderEliminargraças a direcção porque?foi a direcção que lhe comprou a televisão e lhe esta a pagar o meo internet, temn que agradecer o quê? que pediu ele mais qualidade na comida indicada para o seu estado de saude?uma vez que é uma pessoa sem mobilidade e os fritos são causadores de colestrol elevado e outrsa doenças associadas, quem paga do seu bolso o que lhe compete para estar no lar ,nada tem a agradecer seja a quem for,quanto as empregadas tratarem bem os idosos , certamente que nem todas, o farão , como se sabe, e ja agora que luxos são esses, que tanta, ofensa fazem, e quem pediu o hotel de 5 estrelas que se saiba ninguem! apenas sei que ouve e ha intenção de ser atribuido a um deficiente que todos sabem quem é e que tanta aflição faz, A MÁ DIRECÇÃO QUE TEM O LAR o seu desconhecimento, das mais elementares carencias dos idosos utentes do lar.Aconselharia a quem de direito, que tomasse, por necessario a formação das empregadas do lar sabemos que ha cursos, para isso e de diversos graus, inclusive as cozinheiras, e sobretudo a chefe do lar será que tem formação para dsempenhar essas funções?quando a roupa suja é só ler o blogue para ver quem é!e mais uma questão o lar tem o apoio de alguma nutricionista?
ResponderEliminarTenho andado por aqui, vou lendo e tirando as minhas conclusões.
ResponderEliminarFico contente pela coragem do J.António Godinho, ter tocado num ponto, em que toda a população tinha vontade de falar mas como, depois poderia, nunca mais vir a trabalhar em Seda, fica calado, como foi o meu caso, que tive que sair de Seda, porque a grande família das celástras ocupavam todos os postos de trabalho existentes, nem para um poc consegui entrar.
A unica coisa que me indigna é este senhor ou senhora anónimo tenha coragem de falar neste tom(com uma pessoa como o J. António Godinho),bastante inteligente que deve saber de tanta "marosca", durante os anos todos em que trabalhou nas burocracias da junta de freguesia.
Não me admira que este anonimo tambem esteja a mamar pois a falar desta maneira sem dar a cara é poque lhe sabe bem, ou não falava tão alto.
já trabalhei num lar, no de Seda não entrei apesar de prima afastafa desta familia nunca me coube um posto de trabalho. o que se passa lá dentro só quem lá está ou depende de lá.
Com os melhores cumprimentos
Parece mentira joaquim antonio uma pessoa como tu queres ser e uma pessoa como as pessas de seda pensavam que tu eras tão inteligente e como é que conseguiste arranjar uma guerra tão grande dentro de seda que fizeste com que o povo esteja revoltado contra ti.Acaba com isto de uma vez por todas devias ser o primeiro a fazê-lo.Será que quando te deitas não notas que tena a consciência pesada?? Tem um bocadinho de tacto na cabeça pois já tens idade para isso e já aborrece este tema que não passa já de pouca vergonha pois apenas quem tá do teu lado são pessoas desequilibradas
ResponderEliminarDesde o inicio que ando a ler todos os comentários e acabo por achar que isto já ultrapassou todos os limites normais, acho que já chega, quem quis apoiar o joaquim antonio já o fez, quem apoia a direcção tambem já teve o seu tempo de antena por isso deixem as coisas se resolverem por si a partir de agora, é que por incrivel que possa parecer já todas as pessoas relacionadas com o lar pagaram, pagou o joaquim antonio, a direcção, os utentes, as funcionárias, ninguem saíu ileso será que é justo pagar tudo pela mesma moeda, isto já parece mais uma novela, a continuar assim o melhor será chamar-se a tvi e em vez de uma casa do segredo, fazerem um lar dos segredos porque depois de tanto tempo, as audiências ainda estão ao rubro. Fica um ultimo pedido chega .
ResponderEliminarEu fi-lo há muito.
ResponderEliminarSe esta mensagem não viesse da Madalena até me sentia ofendida.
ResponderEliminarAssinado: Calestra indignada
Segundo o comentário de uma empregada com medo, não deve ter assim tanto pois desde o inicio que protesta a direcção, mas muito recentemente assinou o comunicado que as funcionárias fizeram a apoiar a direcção afinal que direito tem uma pessoa como você para falar seja no que for, só um aviso jogar com um pau com dois bicos nunca foi boa jogada.
ResponderEliminaro povo esta é contra sa celastra e companhia!pois são elas as causadoras de tudo, dominam o lar e a junta, ja agora esperamos que a cdu arranje outro candidato para a junta, para que,o clão acabe de vez com a posse que tem em seda,
ResponderEliminarEu só gostava que este blogue não tivesse tantos anonimos.
ResponderEliminarSeda sempre foi um paraiso e sempre será o meu porto de abrigo.
Com esta leitura tenho que concluir que existe, em Seda muita gente que desconheço.
Só mais uma coisinha esta anonima que citou o meu nome, deixou-me a pensar:
ResponderEliminarSerá que concorda comigo? ou está a querer dizer que não sei o que digo?
entao vamos la encerrar a ma lingua.
ResponderEliminarsr. joaquim godinho alguem sofre maus tratos dentro do lar de seda? por parte de quem? empregadas? gostava muito que me respondese pois eu acho que esta historia ja foi longe de mais. se o lar tem funcionarias serias elas podem querer justiça e entao estas acusaçoe graves tem que ser investigadas nao?
é evidente que ja ha muito tempo,que devia ser investigado o que se passa no lar de seda,e se vier a ser, logo serão apresentados factos, de tais situações, quanto ao encerrar a lingua, estamos num pais onde a liberdade de expressão é uma realidade, só os ditadores, pensam em encerrar a lingua aos outros.
ResponderEliminareSTAMOS DE ACORDO QUE HA FUNCIONARIAS ,SÉRIAS , NO LAR,pois e é a maioria felizmente para bem dos utentes,quem faz afirmações, assim sabe que nem todas, são pessoas reprovaveis antes pelo contrario, não vamos meter tudo no mesmo saco, para por as funcionarias,a favor dos responsaveis pela situação actual.
ResponderEliminarestas acusaçoes de maus tratos sao graves e se alguem esta a difamas as pessoas que trabalham no lar entao isso é ainda mais grave nao?
ResponderEliminarAo sr anonimo que fala nas celastras ocuparem os postos de trabalho que existem em seda.Só lhe tenho uma coisa a dizer.Se não fossem as celastras mais ninguem estava disposto a trabalhar aqui e nos trabalhos que aqui existem,assim as celastras que nao tem medo de trabalhar em nada tem de ocupar os trabalhos,pois o resto são pessoas finas que vão para Lisboa e arredores para procurarem trabalho,isto é em escritórios e coisas do género em que não e preciso se mexerem muito.A inveja é muito feia e quem leva o tempo a dizer mal desta familia nao tem carácter nenhum, pois toda a gente sabe que desde sempre esta familia é trabalhadora,que ninguém lhe bate nas mãos em qualquer que seja o trabalho.Agora nao sejam vadias e levem o tempo a julgar as celastras pensando que estas sao iguais a quem fala delas porque estao enganadas.
ResponderEliminarASS: UMA CELASTRA COM RAIVA DE QUEM TEM INVEJA DE NÓS.
Se existem pessoas que sairam de Seda para trabalhar foi porque tiveram uma oportunidade e agarraram-na, a isso se chama inteligência, pois não são da sua familia para terem postos de trabalho assegurados.
ResponderEliminarAlém de 1 de vós, não me lembro de nenhuma que tenha trabalhado no campo por muitos anos como a maior parte das mulheres em Seda, trabalho este árduo e de grande esforço fisico.
ASS: Pessoa sem raiva.
Credo!!!Não acham que já chega??Isto já é tudo uma palhaçada.Além de não ter graça absolutamente nenhuma e apesar de eu não ser da dita familia, os anónimos que dizem tanto mal delas façam-no cara a cara e deêm o nome.Primeiro dizem mal de uma direcção depois das funcionárias e também desta familia por favor tenham dó.Bem visto, bem visto os anónimos que dizem mal ainda são da familia das celastras, até porque seda é uma terra pequena e quase todos primos uns dos outros.Elas não são nenhum bicho de sete cabeças, conheço pessoas bem piores.
ResponderEliminarGrande ignorante então é porque não conhece a familia Celastra de verdade.
ResponderEliminarMuitas só trabalharam no campo e muitos anos, com muitos sacrificos para conseguirem uma vida melhor.
Assim mesmo recordo que as celastras que estão no lar, por sua infelicidade não passam de criadas para lavar o cú aos outros,quem leia isto ha-de pensar que estão em altos cargos.
Mas também vos devo dizer, como Celestra orgulhosa, que fora de seda ocupamos sim bons cargos e sabem porquê, mais uma vez porque não temos mêdo de trabalhar, somos honestos.
Não roubamos, não falsificamos cheques, enfim somos dignos.
Mais acrescento que a minha bisavó era Celestina e não Celastra e esclareço que os filhos dela eram todos do mesmo pai.
Gostava de pedir ás pessoas que aqui colocaram mensagens contra as Celastras a frontalidade de o dizerem na cara ou por favor não nos dirigirem a palavra.
ResponderEliminarPorque às tantas estamos na rua a ser engraxadas por alguma filha da p... falsa e sem escrupulos que nos morde por trás e pela frente dá palmadinhas nas costas.
Ao ultimo anonimo: apoiado.Não sei quem é que escreveu mas tem razão conheço a familia das celastras e sei quem são, melhores pessoas não podem ser ainda nunca me fizeram mal nenhum e dou-me bem com todas elas nunca tive razão de queixa.Força "celastras" e não deixem que qualquer m.r.a, vos derrube
ResponderEliminarSou bastante amigo de todos os envolvidos, e entendo publicar a minha reflexão sobre o assunto que tão levianamente tem sido por aqui discutido, e ao que sei também pela Vila.
ResponderEliminarRelativamente aos comentários publicados num post anterior tenho a observar.
a) visível o receio de retaliações por partes de quase todos os comentadores
b) menoridade intelectual de quase todos os comentadores.
Sobre a polémica:
a) o sr. Joaquim é um utente que foge à tipologia dos utentes de Lar de Idosos
b) O sr. Joaquim contestou a Direcção por vezes de forma abusiva, através do seu blog
c) a Direcção não soube lidar com a situação (nem é suposto saber)
d) a Direcção do Lar nunca procurou um intermediário para negociar a situação sobre as reacções:
A) A Direcção do Lar tentou manipular as funcionárias e a opinião pública de duas formas:
A) a) ameaçando com o não pagamento dos salários (falsa questão, pois deverão ser obrigatoriamente pagos em duodécimos)
A) b) ameaçando coma interrupção do projecto de requalificação do Lar. Falsa questão pois uma direcção em gestão deve assinar todos os documentos de assuntos que estejam sem curso, simplesmente está inibida de tomar novas decisões.
Ponto de situação:
Direcção autoritária
Direcção demasiadamente interveniente em assuntos fora da Gestão
Ausência de formação em todas as funcionárias, sendo inexistentes os períodos de formação obrigatórios, e não havendo formação inicial
Ausências de respeito para com os utentes, traduzido em tratamentos por tu, proibições de permanência no quarto, desrespeito pela intimidade, etc.
Gestão de recursos humanos baseada no empirismo e no autoritarismo.
António Castanho Alves
Subscrevo tudo aquilo que o anónimo das 2:44 PM disse.
ResponderEliminarFANTÀSTICO!!!!!TOCOU MESMO NO PONTO CERTO!!!
A dor de cotovelo é muito grande....!!!
Apetece-me dizer: "Os cães ladram e a caravana passa".
Assinado:
Uma Celastra com muito orgulho (que está bem na vida por ser trabalhadora e honesta, não ladra!!!)
Luis José, eu pela primeira vez estou a escrever neste Blog! Só para dizer que estão a mandar os tiros para o lado. Sim admito que cometi erros, mas quem ainda não pecou, que atire a primeira pedra, tenho pena de estar a ser atingido injustamente, por pessoas,que tenho lidado sem ploblema algum. Sim, sou Fangana, pertenço embora afastado ainda á vossa familía, (Celastras), só pesso que me deixem em paz,Obrigado. Luis josé.
ResponderEliminarEsta é boa...,fizeste o espectáculo,deitaste os foguetes e apanhaste as canas, agora queres que te deixem em paz.
ResponderEliminarTem vergonha,não gozes com as pessoas.
É triste chegar à conclusão que no meio disto tudo exista neste caso uma grande falta de senso. Misturam-se casos sem chegar ao miolo desta tramóia e já vamos numa salada de ofensas pessoais, invejas, ciumes que mais parece uma novela da TVI. Novela cansativa sem argumentos a justificar tanta perca de tempo. Não é necessário chamarem a TVI porque vocês têm já novela que sobra. Vou deixar aqui o que um amigo meu costuma dizer - METAM O PÉ NO TRAVÃO, ANTES DE PORMOS OS DOIS PÉS NO CAIXÃO. Tenham juízo, respeitem-se uns aos outros, RESPEITEM A INSTITUIÇÃO LAR porque neste mundo ainda não apareceu a PERFEIÇÃO. Não estraguem aquilo que muitas dezenas de milhar de portugueses não têm.
ResponderEliminarLusitano Camões
Era necessário saber qual o papel da senhora Directora Técnica no meio disto tudo.
ResponderEliminarTrata-se de uma profissional com especiais responsabilidades em áreas como a alimentação e o relacionamento inter-pessoal, prevenindo a conflitualidade e reforçando a auto-estima de todos os intervenientes na vida da Instituição.
Estes aspectos devem constar nos relatórios que,
certamente,este quadro dirigente elaborou
para a Segurança Social antes dos acontecimentos.
CELASTRA COM MUITO GOSTO.Todas tem as coisas por trabalho proprio, enquanto outros se nao fosse ROUBAR e enganar os outros nao tinham nada na puta da vida e agora fazem-se mais que aos outros,tendo passados tristes e vergonhosos.envergonhem-se ao dizer mal das celastras, vejam-se aos espelhos e veem a vergonha que são.PAREM de falar das celastras que nao ha ninguem como elas.INVEJA???????tem muito que suar para chegar aos nossos calcanhares.São pessoas de trabalho, para todo o tipo de trabalho, a quem diga por ai para traz que nenhum trabalhou muito tempo no campo notasse ainda hoe a pessos celastras que trabalham no campo e toda a vida trabalharam, se foram á procura de melhor, todos o fazem e nos nmao somos farrapos que os possamos fazer...
ResponderEliminarAGORA QUEM FALA MAL DAS CELASTRAS META-SE EM CASA E TENHA VERGONHA NA PUTA DA CARA.
*nao somos farrapos que nao os possamos fazer...
ResponderEliminarIsto começa a ser vergonhoso.
ResponderEliminarCito um comentário:
Madalena disse...
Eu só gostava que este blogue não tivesse tantos anonimos.
Seda sempre foi um paraiso e sempre será o meu porto de abrigo.
Com esta leitura tenho que concluir que existe, em Seda muita gente que desconheço.
Apesar de não conhecer a Sra, faço-lhe uma vénia pela sua coragem, e faço das dela, as minhas palavras. Pensem e reflitam sobre esta meia duzia de palavras, e ganhem coragem e ponham o vosso nome para se saber quem diz o que. Melhor ainda. Como pelos vistos todos se conhecem (subentende-se pelos comentários), resolvam esses problemas no sitio certo e não na praça publica.
Já agora uma sugestão para o dono do blog. Apaga todos os comentários anónimos. Logo verás que mais de metade dos "revoltosos" desaparecem.
Meu Deus... Nunca pensei ver a minha pequena aldeia, andar a ser tão falada... Falavamos as x em conversas de cafés k Seda era uma Aldeia pacifica, comparada com outras terras, era bom estar e viver em seda... as pessoas davam-se bem, cada uma com o seu feitio,não mas havia respeito... Sinto-me triste ao ler estes comentários, de pessoas umas de SEDA outras talvez nem saibam onde esta se situa no Mapa...Mas Tudo opina, tuda fala, toda a gente diz o k lhe dá na real gana.... Muitos nunca fizeram nada pela terra, iam e vão lá de ferias, armados em "doutores" de nariz levantado mas k têm voz para opiniar bem ou mal deixo ao criterio de cada um, sobre as pessoas k vão fazendo alguns projectos, alguns "feitos" por SEDA. Antigamente as guerras, as lutas , as brigas eram feitas nos campos de batalha, nas arenas... Á k envoluir... Hoje é pela net.. é um diz que disse,é um fez que fez...
ResponderEliminarTenham paciência, em todas as instituiçoes ha regras, regulamentos, normas internas... Leiam, saibam do que falam, saibam a verdade dos factos e não so do k vão lendo, do k lhe vão transmitindo. Sempre ouvi falar de SEDA por motivos bons, pelas grandes festas de Verão que faziam e muitas outras coisa... Hoje é pelo contrario, por coisas menos boas....
Ao contrário de muitos comentários aqui apresentados eu assino o meu nome...Mas as pessoas estão livres de o fazerem ou não. Vivemos numa Democracia...
Boa tarde
Carla Cabaço...
Ah e ja agora tb sou Celastra
Concordo com quase tudo o que diz a Sra Carla, embora haja um ou outro ponto que não concorde, mas é isso que nos distingue do resto dos animais.Eu estou incluido no lote de pessoas que nunca fizeram nada por Seda. Também ela nunca fez nada por mim. Sai dai com 10 anos apenas. Não deixo no entanto de a ter no meu coração, como a terra que me viu nascer e onde passei a minha meninice.
ResponderEliminarQuanto á democracia de as pessoas se esconderem atrás do anonimato para dispararem a torto e a direito em tudo e todos......penso que isso não é democracia. É cobardia.
Como sai dai muito cedo, não conheço quase ninguem, e quando li sobre "celastras", confesso que não fazia a minima ideia do ou de quem estavam a falar.
Uma boa tarde
Se existem normas regulamentos e regras, como afirma a carla , então as funcionarias do lar, estão em incumprimento por não estarem habilitadas para o desempenho da função, a começar pela chefe do lar, e tratar de idosso não é a mesma coisa que andar a apanhar batatas, nem a tratar, de animais, neste momento ha idosos do lar de seda com medo de irem para a rua pois, as tais celastras, recorrem a chatagem, até com os idosos, mas a razão virá ao cimo de todos os comentarios, de todas as verborreias aqui postadas, e se ira saber quem esta por detras dos acontecimentos !
ResponderEliminarconcordo com o senhor A.Lourenço, tambem lhe chamo cobardia.
ResponderEliminarBem isto é melhor do que um episódio das "donas de casa desespersdas".
ResponderEliminarNão tinha noção que a familia dos anónimos em seda era tão grande!!
Seda a terra mais fina de portugal afinal esta cheia de borbotos.
Que mentira pegada!!O anónimo que diz que os idosos são chantageados não sabe do que fala.Deixem-se de mentiras e deixem-se de provocar as pessoas tenham um pouco de juizo pois é coisa que lhe falta quando falam do que não sabem.
ResponderEliminarQuando se faz correr o boato que as funcionárias já não recebem no mês de Outubro e quem sofre são os idosos, isso chama-se o quê?
ResponderEliminarNa minha terra chama-se chantagem. Mas eu não sou de Seda. Aqui chama-se mentira. Pois!
Os idosos sofrem sim, mas não com chantagem das funcionárias sofrem por causa da porcaria que fizeram e que todos eles sabem o que se passa e se o senhor anónimo ou anónima diz que não é de seda então não fale do que não conhece. E o dono deste blog sabe bem que nunca foi mal tratado por alguma funcionária pelo contrário, ele até devia ser o primeiro a desmentir os anónimos que dizem que há maus tratos no lar.Mas parece que ainda tem gosto em ler e receber este tipo de comentários
ResponderEliminarHa pessoas que sao capazes de dizer tudo, dizem que os idosos sofrem maus tratos no lar de seda, depois que as empregadas fazem chantagem com os idosos, claro nao esquecer os ataques a minha familia, que por acaso sao as celastras.So se esquecem das pessoas que provocaram tudo isto, principalmente o jaquim antonio, que deve estar muito satisfeito com isto tudo.So mais uma coisa:Madalena a unica razao porque nunca trabalhaste com as celastras é porque elas sempre trabalharam no campo e sempre foram honestas: e tu sabes o significado da palavra honestidade.Tem vergonha na cara.
ResponderEliminarPOR FAVOR
ResponderEliminarJÁ PEDI VÁRIAS VEZES
CHEGA!!!
DEIXEM DE LAVAR ROUPA SUJA.
As Celastras, a Madalena e a honestidade. Novo capítulo da telenovela.
ResponderEliminarPor que non se callam?
agradecia a este cobarde que cita o meu nome que não o voltasse a citar sem identificação.
ResponderEliminarpor que non se moestra?
Quem começou com isto tudo foste tu jaquim antonio, se seda esta como nunca esteve a ti se deve.Nao vale a pena vir agora armado em santo pedir para parar quando tu e que nunca deverias começado com tantas quiexas.Se ainda tens algum bom senso deverias ser tu o primeiro a desmentir essas mentes preversas que acusam as funcionrias de mal tratar os idosos.So mais uma coisa:quem disse que s chefe do lar nao tem capacidade para isso deve ser alguem muito triste na vida pois sente um dos piores sentimento:INVEJA
ResponderEliminarCaro anonimo, não sei bem mas na minha opinião quem fez questão de manchar este blogue e o bom nome da nossa aldeia foi mesmo o meu caro.
ResponderEliminarTudo o que podia ser um diálogo, saudavel e troca de opiniões.
Com a sua entrada derrompante, com a agrecividade que escreveu algumas palvras, direccionadas ao joaquim, que eu como pessoa miniamente normal, sou incapaz de as citar de novo.
Agora diga-me, quem é capaz de ficar indiferente à sua incensibilidade perante uma pessoa da terra, uma pessoa que, todos nós tivemos uma palavras amiga, uma pessoa inteligente... e todos o sabem porque sempre ouvi pessoas inteligentes a falar da sabedoria do joaquim.
diga-me mais uma vez. quem vai acreditar numa pessoa fria, cruel e fala desta maneira.e que para mais grave saber-se que é da nossa terra e esconde-se atraz de um teclado
Desculpe mas eu não.
Em relação ao meu comentário não retiro nada em relação à familia em questão. Tenho grandes amizades dentro desta familia de que tambem ainda sou parente. e que por acaso seguiram um pouco comigo, fases da minha vida e sabem do que falo.
Com os melhores cumprimentos
MADALENA
Bom dia para quase todos.....
ResponderEliminarAndei a consultar no blog e não consegui encontrar o rastilho para toda esta confusão.
Será que tudo isto começou com o facto de o J.A. se ter queixado que andava a comer muitos fritos ?
Ou são outros os motivos ? É que agora estou curioso em saber a razão de tantos ataques pessoais.
Agradecia que alguem me pudesse esclarecer, e quem sabe a muitos outros leitores do blog, e que tal como eu estão a leste dos "aparentes" problemas da instituição.
Muito obrigado
Estou de acordo com o anónimo de 30, 2010
ResponderEliminar10:55 AM. Também eu gostava de saber. De acordo com a informação que tenho através de um colega do Joaquim António do tempo do Colégio de Alter, este está acamado, sem movimentar as pernas e os braços, e ligado permanentemente a um ventilador. Como é possível uma pessoa destas meter medo a tanta gente?
Eu não estou a comentar como anónimo.
ResponderEliminarPara A.Lourenço:
ResponderEliminarO problema da alimentação, jantares com fritos em dias seguidos e comer oferecido no quarto, foi o rastilho.
O fundo da questão é a incapacidade desta gente para aceitar críticas seja de quem for.
A lei do silêncio é para cumprir a qualquer custo.
Bem dito e bem-haja!
ResponderEliminarInfelizmente em pleno século XXI,ainda vive muita gente em que "A LEI DO SILÊNCIO É PARA CUMPRIR A QUALQUER CUSTO" Lamentável...! Posso dizer o quanto quanto doí.
Bavino
Voltei a ler quase todos os comentários, para tentar perceber o que se passa e tirei as "minhas conclusões".
ResponderEliminarNo que ao lar diz respeito, e segundo o que li, não tem as pessoas que muitos gostariam. Pois eu tambem gostaria de ter muita coisa.É bom que as pessoas não se esqueçam que estão em Seda. O que quero dizer, é que já não tem população em quantidade e em qualidade para desempenhar algumas tarefas, no lar e em muitas outras instituições, que noutra situação se teria que ser mais exigente. Penso que seja preferivel, tentarem trabalhar com as pessoas disponiveis da terra, do que terem que arranjar pessoas de fora, que para alem de ser dinheiro que sai para fora, decerto que os utentes não seriam melhor tratados. Se existe alguem que esteja a desempenhar funções e que independentemente de ter ou não qualificações, não esteja a cumprir com aquilo para que foi contratado/a, pois há que ser substituido/a. Não conheço nenhuma instituição do genero em que toda a gente esteja contente. Havendo problemas, só teem é que ser resolvidos. A unica coisa que não tem solução, é a morte, por isso, á que encontrar soluções em vez de andarem todos "ás dentadas" (desculpem a palavra, sem ofensa)uns aos outros. Eu ainda acredito nas pessoas da minha terra.
Quanto áo assunto do J.A. Não consigo perceber a revolta de alguns, e os comentários de alguns sem nome.
Será que ele quando pede comida diferente, é só para ele ? Ou será que é para todos. Quando alguém chama paelha a arroz á valenciana! Reflete bem a ignorancia (de alguns).
Outros criticam, ele ter internet, tv por satélite, etc. Bom ! segundo sei é pago do bolso dele, logo ninguem tem nada que criticar. Ou então aconselho-o a fazer um pedido a quem de direito, dessas "mordomias" como alguns lhe chamam, para toda a gente. Assim deixava ele de pagar do seu bolso, e já todos os respeitaveis idosos poderiam navegar na net e ver os vários canais do satélite.
É bom que todas as pessoas que estão no lar, estão a pagar. A instituição recebe dinheiro para lhe dar as condições de vida que eles merecem. Logo se pagam, teem todo o direito de exigir.
Penso que ninguem estará na instituição por favor.
Apetecia-me dizer muito mais coisas, mas tenho medo de começar a usar palavras e expressões que alguns mereciam ouvir, mas outros não.
Uma boa noite.
Gosto sempre dos seus comentários mas este é sem dúvida o mais eloquente.
ResponderEliminarO senhor parece ser 1 pessoa bastante coerente, merece todo o meu respeito e penso que com este seu comentário está tudo dito!
PALAVRAS SÁBIAS E AMIGÁVEIS.
Um grande testemunho para todos nós os anónimos.
Gostava imenso de ter a liberdade de 1 dia deixar de o ser.
BAVINO
Há um parágrafo no comentário de A.Lourenço que não compreendo. É o seguinte:
ResponderEliminar"Penso que ninguém estará na instituição por favor"
Não sei se é uma referência aos utentes?
Se for em relação aos utentes era bom que se soubesse por que razão estão lá estes e não outros? Se por acaso sabe, já agora prestava um
grande favor a todo o pessoal que se interessa por estes assuntos.
Desculpe, mas como não sei com quem estou a falar, nada lhe tenho a explicar
ResponderEliminarEm qualquer dos casos se quiser saber, é questão de ler todos os posts relacionados com o tema, que o autor do blogue publicou desde o inicio.
Penso aliás que muitas das pessoas que por aqui andam a comentar, não conhecem nem da missa a metade.
Já me alonguei no comentário.
Grande A.Lourenço!
ResponderEliminarBavino
Muitas das pessoas que aqui andam a comentar"não
ResponderEliminarconhecem nem da missa a metade". segundo A.Lourenço. Então há algumas que conhecem a missa inteira.
Essas estão bem caladas. Pode ter a certeza.
Há matérias que a blogosfera pode ajudar a compreender mas nunca as resolverá.Mal iríamos se os problemas reais pudessem ser resolvidos
através daquilo que se lê nos blogues.
Muito ja se disse aqui no blog, do que se passa no lar,mas parece que ainda, há quem pense, que não se deve saber nada, do que lá se passa!.Pois bem, o lar é uma instituição, virada para o acolhimento de idosos, e de pessoas, dependentes,o que achamos bem, pois seda, necessitava, de uma estrutura destas.Quanto ao segredismo só pode convir a quem tem responsabilidades, na instituição e por algum motivo não queira que se saiba, porque será?é caso para pensar será que os utentes do lar estarão bem com tal gente a frente da instituição?pela nossa parte achamos que o lar, deve servir a comunidade de seda, na sua vertente, especifica, ser um lugar de convivio são entre os utentes e funcionarios do lar, e para finalizar, deixo mais uma questão, porque não podem os utentes do lar utilizar o seu proprio quarto durante o dia?
ResponderEliminarConcordo com a primeira parte do comentário anterior.A resposta é:
ResponderEliminar- TRANSPARÊNCIA; TRANSPARÊNCIA; TRANSPARÊNCIA.
A possibilidade de renovação dos dirigentes é extremamente reduzida. No entanto deveria ser uma preocupação constante de quem exerce, transitoriamente, o poder no movimento associativo, a procura de substitutos. A chantagem a manipulação grosseira
e o medo deveriam ser banidos destas Instituições.
Os associados deveriam ser ouvidos não em Assembleias desertas ou quase mas em contacto
escrito analisando as suas propostas e sugestões
e procurando chamar os mais preparados para os cargos dirigentes.
Será que é este o espírito ou é exactamente o contrário?
Quem são afinal os mais interessados no bom funcionamento do Lar de Idosos ?
Para além dos idosos temos de contar com os empregados,sem os quais o Lar não funcionava, e com um financiamento sustentável e uma gestão capaz.Pensem nisso!
Porra!
ResponderEliminarSábias palavras. Mas sem face. O que é pena! Continuo sem entender.
Aos que se escondem atrás do anonimato, para ofender e disparar a torto e a direito, em tudo e todos, não concordo, mas sou capaz de entender. Por cobardia. Agora quem tem ideias e provavelmente soluções, porque não se chega á frente sem medos ?
Não sei se sabem que já existe liberdade de expressão. A Pide já foi extinta. Os homens são todos iguais. Todos de carne e osso. Portanto os "maus" tambem caiem. (isto em sentido figurado, claro).
Tambem não percebo como uma instituição sem fins lucrativos, tem um resultado no final do ano maior que muitas entidades comerciais. Ou está a entrar dinheiro a mais, ou está a ser mal gerido.
Enfim. Tudo questões que ficarão sem resposta. (idónea e isenta)