segunda-feira, novembro 26

11 – Aguarela Rural «Luar dos Dias»



É um dos meus textos mais antigos, talvez 2009. Ao princípio tinha como sub-título (influências). Ainda hoje me dizem que tem muito de Cesário Verde, fico contente por ter apanhado “o clima” de alguém que gosto muito.

Aguarela Rural

Bem noite ainda, de um escuro imaculado
Vou para os campos de maresias e geadas
Ao som de chocalhos e balires por todo o prado
Abro o redil, escancaro todas as portadas

É um regalo ver as pressas dos carreiros
De ovelhas espalhando-se p’la ladeira
Procurando landes, sementes dos sobreiros
P’ra matar a fome duma noite inteira

Acolá a mãe que as recentes crias
Amamenta com um olhar de tal amor
Mal elas se distanciam em correrias
Lança um balido de cuidado e dor

Mais ao longe um casal enamorado
Investe no futuro do rebanho                
É a natureza no seu jeito acostumado
De cuidar do meu pão e do meu ganho

Tanta alegria me dá este labor
De mourejar meus dias p’lo montado
Que sempre graças dou ao Criador
Por me fazer alentejano e guardar gado

- j a godinho -

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. É lindo do começo ao fim.
    Uma criação bem diferente do autor.
    Quem o conhece fica surpreso.
    As palavras impressiona e emociona.

    O título é bem original.

    Bela obra !

    ResponderEliminar
  3. Joaquim,

    nenhuma publicação no dia de hoje...

    Estou preocupada...

    O que aconteceu ????

    Kd vc ???

    Lú :(

    ResponderEliminar