quinta-feira, abril 5

Até que ponto somos livres?


Imaginam de onde poderia surgir esta pergunta?
Acertaram! Da cabeça de uma mulher. Se acrescentarem filha única, mimada e um tudo-nada infantil, temos o “caldo” propício a perguntas difíceis…”e depois?”.
Apetece-me responder com o estafado; “a nossa liberdade termina onde…”, blá blá blá.
Ou mesmo fugir ao meu bom feitio e responder:
- Porque não vai fazer perguntas difíceis ao Camões?
Duvido muito que obtivesse resposta do poeta, diga-se.
Assim sendo, não vou ter outro remédio que responder á Oráculo de Delfos, satisfazer a pergunta sem me comprometer na resposta.
Bem! O limite da liberdade é a consciência. Só é totalmente livre quem não a tem. Se eu fosse completamente livre, hoje diria algumas verdades que me iriam restringir a liberdade.
Não tenho outro remédio que prescindir voluntariamente de alguma da minha liberdade para poder continuar a ser livre. Um paradoxo.
Mas o que não digo penso.
A liberdade de pensamento é a única que não tem mais amarras que a imaginação, a inteligência. Só se é completamente livre quando se pensa e tanto mais livres quanto maiores forem as asas da imaginação, a bagagem cultural.

Agora minha amiga, esqueça tudo o que leu e venha de lá outra pergunta.

2 comentários:

  1. Mas você, tem uma imaginação de dar inveja...
    Pelos meus conhecimentos, temos liberdade de pensamento e também de expressão, mas imagino que irás mudar teus conceitos de agora em diante...
    Está certo...
    Se estressar por quem não está nem ai...
    Pra quê ???
    Não é mesmo ???

    Vamos a outra página, lá é bem melhor...

    LÚ RIBEIRO ^-^

    ResponderEliminar
  2. •*´¯`❀ ✿ ✿❀¸¸¸.•*´¯`❀ ✿ ✿
    Aconchego-te ao peito
    (é religioso este amor)

    •*´¯`❀ ✿ ✿❀¸¸¸.•*´¯`❀ ✿ ✿ —

    ResponderEliminar