segunda-feira, outubro 4

Sobre o país irmão

Ninguém duvida que Lula da Silva é de longe o político brasileiro mais carismático e não conseguiu nunca ganhar á primeira volta. Sendo Dilma o seu delfim, sofreu o desgaste dos dois mandatos anteriores. Apesar disso, uma mulher que nunca se sujeitou ao sufrágio, ter mais de 48% é obra.

A influência da ex companheira de Chico Mendes, Marina Silva, no segundo turno, parece-me um exagero. Qualquer decisão sua, pode vir a ser-lhe fatal e ao PV, cujas cúpulas serão pró Serra, ao contrário das bases.

Como ex PT, o mais lógico será apoiar Dilma e tentar dentro do governo reforçar a corrente ambientalista que a fez bater com a porta. Mas estará alguém que precisa de pouco mais de 1% disposto a fazer muitas concessões?

Apostando em José Serra, arrisca uma derrota quase certa, perder a imagem de credibilidade que tem e a base popular do partido.

Também não me parece ser uma mulher de meias tintas, de se ficar pelo “NIM”

Um terceiro lugar muito difícil de gerir.

10 comentários:

  1. Pela exatidão da síntese, correção do histórico e perfeição de raciocínio político, poder-se-ia dizer ter sido elaborada por um da casa. Eu apenas acrescentaria que existem cotas favoráveis de reconhecimento, pelo alavancamento e projeção de Marina no cenário político, devido à sua estada no partido originário que a promoveu ao atual status, somadas, obviamente, aos seus méritos próprios e ao que foi angariado no atual.

    ResponderEliminar
  2. Muito grato pelo seu agrado para com minha leitura.
    Mas cenário político é igual ém todo o lado.
    E como a política é uma ciência, as leis que a regem são extrapoláveis.

    Sem estar por dentro, penso que o capital político de Marina não será só a ela imputável. Ela também cavalga a herança heroica do enorme Chico. Tem que ter muito respeito para não a desmerecer.

    ResponderEliminar
  3. Um quinto dos votos válidos é sempre expressivo. Na política, dentro da coerência que se credita ao passado da ex-candidata, a fidelidade aos princípios é a marca que assegurará a ela seu futuro político. Qualquer outra atitude política, por parte de Marina, poderá, eventualmente, induzi-la a um sucesso imediato, o que não quer dizer que o mesmo ocorra num longo prazo.

    ResponderEliminar
  4. Por isso eu acho que ela só pode apoiar a Dilma, por coerência.
    Mesmo contra as cúpulas do PV. Ela é muito mais partido que eles.

    Por curiosidade, pode saber-se qual foi seu voto?

    ResponderEliminar
  5. Evidentemente! Optei pela melhor escolha!
    Abçs, pt e saudações!

    ResponderEliminar
  6. Adoro este Rui!!!

    Maricachucha

    ResponderEliminar
  7. Eu também!

    Maridão da Maricachucha

    ResponderEliminar
  8. Vejam lá o assanhamento.
    Temos em vista ménage à trois?
    Que pouca vergonha.

    O incrédulo

    ResponderEliminar
  9. Com 1 homem desses, a 2 é giro e basta!

    Maricachucha's fãs

    ResponderEliminar
  10. Ahahah
    Essa Cachucha anda um pouco assanhada

    ResponderEliminar