Estou plenamente convencido que a actual composição das nossas Juntas de Freguesias está completamente desfasado das realidades. Há trinta anos, quando não havia funcionários, quando se pretendia um Atestado de Residência, o requerente dirigia-se ao Secretário da Junta que lho passava, depois ao Tesoureiro para pagar os emolumentos e por fim ao Presidente que lho assinava e punha o Sêlo Branco.
Com os serviços que hoje temos e a entrada no sistema de funcionários para atendimento ao público, o Secretário e o Tesoureiro, não têm nenhuma função, são completamente obsoletos. As funções dos dois, hoje são desempenhadas pelos funcionários administrativos qualificados para tal.
Devia passar-se a uma situação de presidente a tempo inteiro, Este prestava contas do seu desempenho na Assembleia de Freguesia em Reuniões Ordinárias Mensais.
Os aproximadamente oito* mil euros anuais que actualmente o Estado suporta em Subsídios aos Titulares da Junta, (não sei se ainda se chama assim), dariam quase para pagar a um Presidente de Junta em dedicação exclusiva, com manifestos benefícios para a população.
*Estava por lapso dezoito.
Perfeitamente de acordo! É tempo de acabar com a gosma. ZDE
ResponderEliminarMuitos a receber, sem fazer nada nem ter responsabilidade.
ResponderEliminarTornar o lugar unipessoal
Só para esclarecer, falamos no geral ou estamos a falar concretamente da junta de freguesia de Seda?
ResponderEliminarNo geral é claro.
ResponderEliminarÉ um tema que eu sei muito bem como funciona e já reflecti muito sobre.
No dia em que os principais partidos se entendam e resolvam reformular a Lei Autárquica sem pensar nas clientelas, só podem ir por aí.
Será que não podes estar sossegado sem estar sempre a arranjar chatisses. Deixa estar as coisas como estao que estão bem. Em vez de estares sempre a escrever estas coisas porque é que não jogas e ouves musica na enternet? O que é que as pessoas que saicem depois iam fazer?
ResponderEliminarEstou completamente de acordo.
ResponderEliminarEm pleno século XXI não podem existir obsoletos e muito menos nestes tempos de crise.
E porque não trazer para as Juntas de Freguesia serviços que são tratados nas Câmaras?
E mais, porque será que o "Anónimo" se sente tão incomudado com ideias novas? Será que faz parte da Junta e está com medo que o seu lugarzinho se esfume?
É bom lembrar que:
- Pessoas sábias falam sobre ideias
- Pessoas comuns falam sobre coisas
- Pessoas medíocres falam sobre pessoas
Eheheh
ResponderEliminarO Agente Provocador vai ficar com as orelhas a arder.
O Agente provocador é você Joaquim António, está sempre a acender fogos, as suas «reflexões» têm sempre um segundo sentido.
ResponderEliminarSegundo a sua amiga António são as pessoas mediocres que falam de pessoas, embora vocÊ não tenha coragem para dizer nomes.
Para dá-me perfeitamente igual que acabem ou não com esses pseudo taxos. Até porque nunca usufrui deles, ao contrário de si.
No entanto penso que outros temas bem mais interessantes poderia tratar, se fosse esse o seu interesse, como por exemplo o vergonhos estado do nosso país, o Orçamento de 2011, o aumento do Iva, as propinas, a tentativa de privatização da saúde.
MAs não a si interessa provocar, moer...Não seja assim....
A.M.A., registo, com grande satisfação que já tens um agente provocador, o que dá, finalmente, ao teu blog o prestígio merecido. Era hora!
ResponderEliminarSaravá, anónimo provocador!
Há uma dúvida que me intriga no que a provocadores concerne. É que todos eles têm um denominador comum (para além das provocações de merda - mas essa é a sua função), a saber, os erros ortográficos. São tão grosseiros, que não acredito que sejam ingénuos; deve ser para anonimizar ainda mais o anonimato, só pode!
Quanto à questão que levantas, A.M.A., mas que raio de questão é esta? Então e os primos, afilhados, amantes dos Secretários e dos Tesoureiros? Ficavam ser lugar nas Juntas?
E onde é que os partidos "enfiavam" os seus funcionários?
ha Querida Titas
ResponderEliminarSim, o blog vai de vento em popa. Apraz-me registar que vai estado muito acima da média que encontramos por aí.
O labor de anos está a dar frutos, pese embora os anónimos.
Há dois ou três anos quando as alterações á Lei Autarquica estiveram na ordem do dia, escrevi sobre o que me parecia ser a melhor solução para as nossas freguesias e municípios e fi-los chegar ao BE, PC e PS.
Não sei o que lhe fizeram. Os partidos do bloco central não chegaram a acordo e tudo parou.
Doentio como certas pessoas reagem mal ás ideias.
ResponderEliminarSalazaristas de merda.
Apenas uma observação,não valeu a pena fechares o outro espaço de debate, já que continuas com as provocações num outro espaço de debate.Mas hoje é dia de festejar:PERDESTE,por mais que tentes o povo de seda não é burro.Nada me deu mais satiafação hoje que saber que a direcção tinha ganho novamente as eleições.
ResponderEliminarGanhou?
ResponderEliminarMas as eleções não erão dia 24?
Quantas concorrerão?
Caro amigo, J.A. (sim amigo, pois penso que agora já toda a gente sabe, quem sou,e que muito mais que teu primo, sou teu amigo)apesar de nos conhecermos há tantos anos, ultimamente tens-me surpreendido pela positiva. Cada vez me convenço mais que a tua mente está um pouco (ou muito)à frente da maioria dos que por aqui andam (incluindo eu).Se pensarmos então no contexto onde vives, essa realidade ainda é maior. Basta comparar as tuas idéias e comentários, com a maioria das respostas que postam, para ver essa diferença.
ResponderEliminarSendo eu quase um apolítico, se é que a palavra existe, não concordo inteiramente com algumas das tuas idéias. Mas como percebo pouco do assunto, prefiro não me manifestar sobre este tópico.
Agora há um pormenor que não posso deixar passar em claro. Sendo tu uma pessoa com algumas idéias ás vezes (quase sempre) polémicas, como tal com direito a álguma contestação, reparo que trazes para aqui pessoas que concordem ou não contigo, são coorentes nos seus comentários. Não deixas no entanto de trazer também os tais que te estão sempre a "morder nas canelas" e, que para variar, também neste assunto, se escondem atrás do ANONIMATO. Esses, que te dizem para não arranjares CHATISSES, (coitado nem escrever sabe) e ires mas é jogar na enternet.........
Um outro, que não tendo qualquer pejo em te tratar a ti pelo nome próprio, e acusando a ti de não dizeres os nomes, esconde-se ele próprio atrás do ANÓNIMO........... aponta depois para o orçamento.etc etc. Enfim para chamar a atenção, do que realmente (não) interessa.
Mais um, que diz que perdeste as eleições. Não sabia que eras candidato! Realmente num universo de cerca de 700 sócios, votarem apenas 100, (cerca de 16%) é uma grande vitória!! E parece que desses 100 foram todos aproveitados.Pensava que Seda tinha uma população maior que 100 pessoas.
Continua........
Continuação.
ResponderEliminarEnfim!
Meu amigo chego á conclusão que sózinho, como aparentemente estás, não os consegues vencer. Sabendo que não faz parte da tua forma de ser e estar, não te vou aconselhar a "juntar-te aos que não consegues vencer". Resta-me apenas a tristeza de não estar mais perto de ti, fisicamente, para te poder dar um apoio maior. Espero apenas que as muitas pessoas, que concordando ou não contigo a 100%, e que estejam do teu lado, o mostrem.
Como já disse por aqui, não tenham medo que ainda vivemos em democracia (seja lá o que isso for).
Espero também que as pessoas responsáveis por essa instituição, ponderem sobre a forma de a gerir, e que o facto de terem ganho as eleições, (não esquecer que foi lista unica, o que ainda mais me entristece)não quer dizer que estejam a fazer o que devem, como devem. Ouçam os outros. Ponderem as suas idéias. Depois se entenderem, pois é um direito que lhes assiste, ganharam as eleições, aproveitem as dos outros, pois não lhes fica mal, antes pelo contrário.Nunca se podem esquecer que num universo de cerca de 700 sócios, foram eleitos por quase 100.
Vou terminar, pois já vai muito longo este meu comentário, e espero voltar a entrar nos teus tópicos, mas apenas onde saiba com quem estou a trocar idéias. Quando aparecer algum anónimo, desculpa, mas ou o apagas ou eu saio. Sobre isto não irei tecer mais nenhum comentário. Aqui estou contra ti!
Não desistas. A luta continua......
Onde é que eu já ouvi isto?..........
Acho que este espaço de debate encerra aqui.
ResponderEliminarSó não serão apagados os vencedores.
Os que não tiverem medo de assinar como eu sempre faço.
Bem hajas primo.
A vida separou-nos, mas há amigos que podem estar 30 anos sem se falar e conseguem reatar como se fosse só desde ontem.
QUE PENA JÁ NÃO ESTARMOS OS TRÊS...
Já me fizeste chorar, caraças.
Afinal também choras...ñ é vergonha é mais que coragem,é HOMBRIDADE!
ResponderEliminarGrande amigo e primo que tu tens.
Parabéns A.Lourenço pela DETERMINAÇÃO, CORAGEM E SABEDORIA.
Um abraço sentido de profunda admiração pelos primos
Bavino
A:M:A.
ResponderEliminarApenas um reparo.
Não estamos sem se falar há 30 anos.
De quando em vez, muito tempo, por exemplo: 2, 3, ou 4 meses. Nunca 30 anos.
Quanto á "água". Fica com a tua que eu fico com a minha.
Bavino.
Obrigado pelas suas palavras, mas.......
Todos esses adjectivos terão que ser direccionados para quem os tem. Neste caso, o nosso poeta, escritor, idiota (cheio de ideias),polémico qb e muita teimoso, mas muito honesto e coerente com os seus principios.
Abraço
A.Lourenço
Obrigado Bavino
ResponderEliminarEu não sou uma pessoa com sorte?
Oh pá, tu percebeste o que eu quis dizer...
A GLÓRIA
ResponderEliminarNÃO É NUNCA CAIRMOS,
MAS LEVANTARMO-NOS
SEMPRE QUE CAÍMOS
(prov.chinês)
...É MESMO ISSO AMIGO TU ÉS UM HOMEM CHEIO DE SORTE,CONSEGUES PERTENCER AO GRUPO DESSES GLORIOSOS! CONTINUA DE CABEÇA ERGUIDA E MESMO QUE VOLTES A CAIR OS AMIGOS AQUI ESTÃO PARA AJUDAR-TE A LEVANTAR.
Abraço Bavino