Imaginemos que há Deus e o Diabo, Céu e Inferno, Recompensa e Castigo…
Imaginemos um menino, fechado no seu labirinto, sem futuro, sem presente, sem nada.
O Diabo um dia visita-o e fala-lhe assim:
- Sabes que vocês comuns mortais têm o poder do Livre Arbítrio. São vocês que fazem as vossas vidas, umas vezes em consciência, outras delas como consequência de uma cadeia lógica. Mas há alguns que têm o privilégio de o fazer numa cartada só. Tu foste eleito para decidir o teu Plano de Vida e aceitar resultado.
Plano A – Vives mais trinta anos. Não vais ter doenças graves, vives tranquilamente, morres em paz e no fim tens o Céu, a Vida Eterna.
Plano B – Entregas-me já a tua alma. Tens a próxima semana para viver á tua maneira, como escolheres. Domingo á noite venho reclamar-te. Vais comigo, sabes para onde.
O menino, não hesitou, nem pensou duas vezes. Escolheu o Plano B.
Vida por Augusto Branco (excerto)
ResponderEliminar" (...)
Mas vivi!
E ainda vivo! Não passo pela vida.
E também tu não deverias passar!
Bom é lutar com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia.
Porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante.
Vive! "
BAVINO
Gostei mesmo, do tema e do comentário do Bavino, gostei. Eu cresci a frequentar a Igreja ao Domingo seguida de Catequese que só terminava quando estávamos aptas a substituir as catequistas mais velhas. Ouvi por isso muitas e muitas…sobre Céu e Inferno. Estou pensando qual seria a minha resposta se tal questão fosse para mim? Como sou Alentejana penso devagarinho…
ResponderEliminarO BAVINO NÃO COMENTOU O TEMA ,APENAS NA SEQUÊNCIA DO MESMO QUIS TRANSMITIR UMA MENSAGEM.
ResponderEliminarO TEMA EM QUESTÃO É DE FACTO MUITO VASTO E COMPLEXO, CLARO QUE SEGUNDO O QUE APRENDEMOS NA CATEQUESE...SEREMOS MUITO POUCOS OS QUE PODEMOS ALCANÇAR O CÉU.
MAS A NOÇÃO QUE NOS DAVAM DO INFERNO ERA DANTESCA E COMO TAL NOS OBRIGAVA A PENSAMENTOS,QUE NOS MARCARAM PARA TODA A VIDA E PROVAVELMENTE A PERTENCER A UMA SOCIEDADE HIPÓCRITA.
O BAVINO SE CALHAR PENSA MUITO ACELERADO.