Tom Jobim & Vinicius de Moraes
terça-feira, maio 31
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
“Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo... Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer porque eu sou do tamanho do que vejo, e não do tamanho da minha altura. (Alberto Caeiro)
O monólogo de Orfeu, tudo na voz da cantora brasileira Maria Bethânia, é impressionante a interpretação...
ResponderEliminarOrfeu da Conceição é uma adaptação em forma de peça musical do mito grego de Orfeu transposto à realidade das favelas cariocas, escrita por Vinicius de Moraes. No carnaval, Orfeu, condutor de bonde (em Portugal, eléctrico) e sambista que mora no morro, apaixona-se por Eurídice, uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro. Ela está fugindo de um estranho fantasiado de Morte. Como no drama grego, o amor dos dois desperta o ciúme de Mira, ex-noiva de Orfeu. A peça estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 25 de setembro de 1956.
A peça teve cenários de Oscar Niemeyer.
Inspirou filmes, ganhou prêmios, e é citado na obra biográfica de Barack Obama , mais um comprovante do clássico que se tornou e de sua atualidade.
O centro da trama em ORFEU, é a reflexão sobre a paixão humana, a obsessão sem limites que ela gera, a contaminação por ela de tudo que está à sua volta , a sua muito particular vertigem.
Em um surf...pela net...algumas informações que compartilho a respeito do vídeo...
Luciana Ribeiro
Excelente contributo, Luciana.
ResponderEliminarobrigado