O Alburno, também conhecido por Talibã, espécie introduzida para alimento dos Achigãs.
Referido nos comentários do “Observatório da Natureza (Grifos) e muito abundante na Ribeira de Seda.
“Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo... Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer porque eu sou do tamanho do que vejo, e não do tamanho da minha altura. (Alberto Caeiro)
O Alburno foi introduzido em águas espanholas pela pesca desportiva, visto o Achigã aumentar consideravelmente de tamanho com esta nova fonte de alimento. Com o tempo esta espécie veio obviamente aparecer nas nossas águas. O problema é que o Alburno, não sei porquê chamado Talibã, está a interferir no equilibrio ecológico. Aliás corre-se sempre esse risco quando se introduzem espécies não autóctones. Bogas e Barbos, próprios da nossa ribeira estão constantemente a ser atropelados por Percas e Lagostins e Lúcios e, alguém nos acuda, venha o que vier.Isto sem apuramento de culpa ou responsabilidade. Tudo em nome da pesca desportiva dos espanhois.
ResponderEliminarO meu muito obrigado ao Sérgio Bernardino. Já pesquei em criança, mas de facto as espécies de peixe da nossa ribeira acabaram por não me despertar muito mais interesse.